Para seguir recebendo o benefício, é necessário cumprir compromissos nas áreas de educação e saúde, como:
- garantir matrícula e frequência escolar de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos;
- realizar o pré-natal durante a gestação;
- acompanhar o crescimento e o estado nutricional de crianças com menos de 7 anos;
- manter todas as vacinas atualizadas, conforme o calendário do Ministério da Saúde.
O descumprimento dessas exigências — como faltas na escola ou vacinas atrasadas — pode resultar em bloqueio temporário do benefício. Por isso, é fundamental manter todos os dados e compromissos em dia para evitar a suspensão dos pagamentos.
Para evitar a perda do benefício, o MDS recomenda que cada beneficiário atualize os dados dele e da família no CadÚnico a cada 24 meses. A partir de maio de 2026, os novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A atualização dos dados exige que a pessoa responsável pela família vá a um posto de atendimento socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou a um posto de atendimento do Cadastro Único. Além de apresentar os documentos de cada pessoa da família, o beneficiário deverá comprovar a renda domiciliar.
* Com informações da Agência Brasil.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro