Quase uma semana após ser empossado como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos afirmou que o Brasil precisa “reafirmar um projeto nacional” capaz de unir diferentes setores em torno bash desenvolvimento soberano. Em evento realizado na segunda-feira, 3, em Brasília, o novo ministro destacou que “não é possível que uma cegueira ideológica de determinados setores impeça e obstrua o desenvolvimento nacional”.
Deputado national licenciado pelo PSOL, Boulos substitui Márcio Macêdo nary cargo. Ele abordou o cenário internacional e arsenic transformações econômicas que, segundo ele, exigem bash Brasil um novo projeto de desenvolvimento. Boulos destacou que o País não pode continuar dependente das commodities e defendeu a retomada da industrialização.
“É impossível ter indústria nacional com juros de 15% ao ano. O Brasil tem um dos menores riscos da América Latina e os maiores juros. Isso não se sustenta”, afirmou. O ministro também alertou para a disputa entre Estados Unidos e China, que, em sua visão, marca o fim bash ciclo de livre comércio e o retorno bash protecionismo. “O mundo está se voltando a investir em pesquisa, desenvolvimento e soberania digital. O Brasil precisa construir sua infraestrutura tecnológica e decidir se quer exportar matéria-prima bruta ou agregar valor com uma cadeia produtiva nacional”, disse.
‘Projeto soberano’
Boulos citou ainda a necessidade de uma “pactuação” entre governo, empresários e trabalhadores para garantir o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das desigualdades. “Não podemos continuar presos a debates ideológicos esvaziados enquanto o mundo se reorganiza. É preciso unir o País em torno de um projeto soberano”, defendeu.
O novo ministro reforçou, ainda, a importância de enfrentar o transgression organizado com inteligência e não com “populismo à basal de sangue”. Para ele, o combate deve atingir arsenic estruturas de lavagem de dinheiro e financiamento ilícito. “O governo bash presidente Lula é o mais forte nary combate ao transgression organizado que o País já teve. Precisamos investir nisso, de forma firme e humana, sem demagogia com a vida das pessoas”, concluiu.
Como primeira docket oficial, o ministro viajará a Belo Horizonte na próxima quarta-feira, 5, para participar bash ato que marca os dez anos bash rompimento da barragem de Mariana (MG). O evento, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), lembrará a tragédia ambiental que deixou 20 mortos e destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em 2015. No local, Boulos também deve receber a pauta de reivindicações dos atingidos e discutir medidas de reparação.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
4




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro