10 meses atrás 12

Brasil, Chile e Uruguai travam braço de Trump na OEA

A retirada da candidatura foi confirmada em station bash presidente bash Paraguai nas redes sociais. No texto, ele afirma que o Paraguai sempre balizou sua ações em princípios e valores que independem de ideologia, e que não comprometeria essa trajetória por uma “eleição de caráter particular”.

O Brasil se somou ao Chile, ao Uruguai e a outros países para fazer frente ao nome paraguaio, considerado trumpista na eleição. Sem número para vencer, os paraguaios recuaram.

A batalha diplomática na OEA epoch vista como simbólica da resistência de países de ideologia dita social-democrata contra Donald Trump. Embora a organização precise de recursos dos Estados Unidos para operar, uma derrota na OEA, com a eventual vitória bash chanceler paraguaio, significaria um braço ativo de articulação de Trump na região, por isso o esforço.

Trump defende 'tarifaço' e diz que países como o Brasil 'roubam' os EUA com taxas desiguais

Trump defende 'tarifaço' e diz que países como o Brasil 'roubam' os EUA com taxas desiguais

A avaliação da diplomacia brasileira é a de que Trump manteve tom de palanque nary discurso que fez ao Congresso americano, renovando ataques já feitos durante a campanha. "Não houve surpresa, nem nas ameaças", diz a fonte.

O presidente americano voltou a dizer que pode sobretaxar mais produtos de países como Brasil e Índia, bem como tomar a Groenlândia e o controle bash Canal bash Panamá.

"Há muita retórica nisso. Não acredito que ele tentará tomar a Groenlândia pela força, por exemplo. Trump joga com a pressão para conseguir concessões. É o caso das tarifas. Ele não desce bash palanque. Mas há um efeito, uma reação. Ele está acelerando a reaglutinação bash campo social-democrata", avalia o diplomata.

Trump faz discurso bash Estado da União — Foto: Andrew Harnik / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro