7 meses atrás 22

Brasil é um dos países que mais usam IA no mundo; veja ranking

Um estudo do AITools.xyz monitorou mais de 10 mil ferramentas de inteligência artificial (IA) e descobriu que o ChatGPT é líder absoluto de usuários, com 40 bilhões de visitas em 2024. O número é 23 vezes maior que o segundo lugar, ocupado pelo Gemini Google no ano passado. Canva, Google Tradutor e Character AI completaram o top cinco, com a IA chinesa DeepSeek entrando no lugar do Gemini no início de 2025. Além disso, o levantamento aponta o Brasil como terceiro país que mais usa ferramentas de IA, com 4,30% do tráfego mundial, atrás somente dos Estados Unidos e da Índia. A seguir, entenda como foi feito o levantamento do AITools.xyz e saiba mais sobre o uso de IA ao redor do mundo.

 Reprodução/Ju Jae-young/Shutterstock ChatGPT é a ferramenta de inteligência artificial mais utilizada no mundo, segundo levantaamento do AITools.xyz — Foto: Reprodução/Ju Jae-young/Shutterstock

Como o levantamento foi feito?

Os dados da pesquisa do AITools.xyz foram obtidos por meio das plataformas de análise de tráfego SEMrush e Ahrefs, utilizadas para estimar visitas e comportamento de usuários em sites. A equipe monitorou mais de 10 mil ferramentas de inteligência artificial, agrupadas em categorias como geradores de texto e plataformas criativas, educacionais e de produtividade. A pesquisa não especifica quantos países foram analisados nem detalha o período exato da coleta de dados, embora os resultados estejam concentrados em acessos realizados ao longo de 2024 e início de 2025. No site da plataforma AITools.xyz é possível visualizar os dados e pesquisar informações sobre ferramentas específicas.

ChatGPT lidera com folga e DeepSeek surpreende

 Reprodução/Aitools.xyz Levantamento parcial de 2025 mostra continuidade da liderança do ChatGPT e ascensão do DeepSeek — Foto: Reprodução/Aitools.xyz

Conforme o levantamento do AITools.xyz, o ChatGPT concentrou sozinho 40 bilhões de visitas em 2024, número 23 vezes maior do que o segundo colocado, o Gemini, do Google. O cenário passou a mudar em 2025, com a ferramenta chinesa DeepSeek tendo ultrapassado o Gemini e entrado para o grupo das cinco IAs mais acessadas. A mudança revela a força crescente das plataformas asiáticas no mercado de inteligência artificial.

O ranking também inclui Canva, Google Tradutor e Character AI, demonstrando a diversidade de ferramentas entre as plataformas mais populares. O estudo também mostra que o interesse global por ferramentas de IA continua alto, com mais de 100 bilhões de acessos registrados em um único ano.

Geradores de texto são as IAs mais buscadas

 Reprodução/Aitools.xyz IAs mais utilizadas são as de geração de texto, seguidas por ferramentas criativas e eduacionais — Foto: Reprodução/Aitools.xyz

As IAs generativas de texto são as mais acessada e representam 61,98% do tráfego total, segundo a pesquisa. Isso inclui plataformas como o próprio ChatGPT e outras ferramentas focadas em redação e geração de conteúdos. Na sequência, aparecem ferramentas criativas, educacionais e de produtividade, que também registram alto número de acessos.

O levantamento apontou uma queda no tempo médio de uso das plataformas: de 40 minutos em 2023 para somente 6 minutos por sessão em 2024. No entanto, essa redução pode indicar que as respostas estão mais rápidas ou que os usuários estão explorando as ferramentas de forma mais objetiva.

Brasil é destaque no uso global de IA

 Reprodução/Aitools.xyz Brasil é o terceiro país que mais utiliza ferramentas de IA, segundo levantamento da Aitools.xyz — Foto: Reprodução/Aitools.xyz

Brasil aparece como o terceiro país que mais acessa ferramentas de IA, com 4,30% do tráfego mundial. O país só fica atrás dos Estados Unidos (16,05%) e da Índia (9,62%). O perfil dos usuários também chama atenção: segundo o estudo, 58,53% das pessoas que usam IA são homens e 69,17% acessam essas ferramentas pelo computador. Isso indica que a maioria do uso ocorre em contextos profissionais ou de estudo, embora o avanço dos aplicativos móveis e bots em redes sociais possa mudar esse cenário nos próximos anos.

Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro