A proximidade física se converte em proximidade emocional: consumidores relatam que essas marcas 'têm cheiro de casa', lembram a infância e reforçam senso de pertencimento. Mais do que isso, elas são vistas como agentes de oportunidade e desenvolvimento local, gerando emprego, renda e orgulho.
Marcas nacionais: a viagem 'para fora'
Enquanto as marcas locais levam o consumidor para dentro de casa, as marcas nacionais empurram para fora — para o mundo, para novidades, para o futuro. Operam como força centrífuga, conectando o indivíduo ao universo global e despertando atributos como status, modernidade, atualização, ritmo do mundo e poder.
Elas são associadas à sensação de avanço, inovação e liberdade. A ligação com grandes estruturas, logística robusta e presença nacional reforça a percepção de competência e força, atributos difíceis de serem replicados por marcas de atuação regional.
Não existe Davi versus Golias
Um dos ensinamentos centrais do estudo aponta que marcas locais e nacionais não concorrem pelo mesmo território mental. Elas têm funções distintas e complementares na vida das pessoas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
53 minutos atrás
1




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro