
Com 40% da população adulta endividada, o bico é hoje a principal estratégia para garantir uma renda extra para conseguir pagar os boletos atrasados, aponta uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva. Fazer bicos foi a estratégia mencionada por um em cada três entrevistados (34%). Em 2021, quando a mesma pergunta foi feita para a população adulta endividada, esse percentual era de 12%.
Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, a estratégia de recorrer aos bicos pode ajudar a explicar porque o brasileiro está tão insatisfeito com a economia e o governo Lula, mesmo com baixos índices de desemprego e o aumento real do salário mínimo.
"Se a principal estratégia é recorrer aos bicos — ou o que os mais ricos chamam de frila — significa que a percepção de inflação é maior do que dizem os indicadores. As pessoas estão precisando trabalhar mais para pagar dívida e conseguir ir ao supermercado. Estão trabalhando mais para comprar a mesma coisa", diz Meirelles. "Isso explica o mau humor da população em relação ao governo. O ativo que a classe C tem é o tempo. Isso tem valor. Ela escolhe se vai trabalhar mais ou menos. E se ela tem que gastar esse ativo mais do que antes, é porque o dia a dia dela não está bom."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 meses atrás
10




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro