Estados do Sul também registraram recordes. A demanda instantânea da região atingiu 23.091 MW na mesma faixa de horário, perto das 14h, e ainda superou o recorde de 21.950 MW do dia anterior.
Atividade econômica maior. O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que a crescente demanda também está relacionada à retomada das atividades econômicas, além das altas temperaturas registradas pelo Brasil.
Sem alardes, a nota emitida pelo ONS tranquiliza a situação. Mesmo com o aumento da demanda, a operação está estável e segura, com garantia do fornecimento de energia.
O sistema elétrico brasileiro suporta esse consumo e vem se ampliando cada vez mais. Ricardo Rodil, economista da Crowe Macro Brasil, diz que a capacidade de abastecimento nacional foi ampliada especialmente a partir de formas alternativas de geração, como eólica e fotovoltaica, cuja representatividade na matriz energética brasileira vem crescendo significativamente.
Dependendo da regionalização das atividades econômicas, poderá haver necessidades pontuais, mas os investimentos em transmissão e distribuição e a crescente entrada de redes privadas que se interligam ao sistema contribuem.
Ricardo Rodil, economista da Crowe Macro Brasil
O calor vai continuar
Onda de calor deve durar até final de fevereiro. Segundo o Climatempo, as temperaturas podem chegar até 7°C acima da média e com chuva isolada em algumas regiões.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
147





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro