1 mês atrás 8

Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5.000 por mês

De acordo com Lira, a compensação vai arrecadar R$ 76,21 bilhões em três anos. O texto final implica em um recuo do relator, que pretendia reduzir para 9% o percentual cobrado de contribuintes de alta renda. O motivo foi a pressão da população, que reclamou de proteção aos super-ricos.

Centrão e oposição aceitaram a tributação dos super-ricos, apesar do lobby dos investidores. Na avaliação dos líderes, suprimir a compensação poderia gerar um novo desgaste para a Casa, com críticas de que os deputados não se importam com os interesses da população e inflamação do discurso do governo de "ricos contra pobres" ou "nós contra eles". Lideranças afirmaram ao UOL que, nos últimos dias, receberam diversos empresários preocupados com a taxação.

Relator, no entanto, criou regra de transição para taxação de lucros e dividendos. Pelo texto, não haverá cobrança de IR para os rendimentos referentes a 2025 calculados em 2026.

Câmara tenta suavizar a imagem negativa depois da aprovação da PEC da Blindagem, que foi enterrada pelo Senado. Ontem, Motta disse que os projetos de agricultura familiar aprovados pelo Congresso e sancionados pelo governo mostram que o Legislativo tem sido "amigo do povo".

Mas as aprovações da PEC da Blindagem e da urgência da anistia na Câmara irritaram a população. Decisões dos deputados foram o estopim para a esquerda se mobilizar, e milhares foram às ruas. De acordo com levantamento do Cebrap e da USP, 41,8 mil participaram do ato no Rio de Janeiro e 42,4 mil em São Paulo, no mês passado.

Além das ruas, também houve pressão no Senado. No mesmo dia em que a PEC da Blindagem foi enterrada, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou um projeto muito parecido com o de Lira de forma terminativa, ou seja, permitindo que ele fosse diretamente para a Câmara. A manobra foi articulada pelo rival de Lira, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que usou da prerrogativa de presidente da comissão para executar o plano.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro