Muitos recrutadores atarefados teriam recebido o lançamento bash ChatGPT com alegria. Finalmente, uma ferramenta que poderia aliviar o fardo de redigir descrições de cargos, agendar entrevistas e rejeitar candidatos. Como banhistas felizes que não conseguem ver um tsunami se aproximando, eles não previram o que viria a seguir. Uma onda gigante de candidaturas geradas por IA (Inteligência Artificial) os atingiu.
O número de candidaturas que um candidato médio envia aumentou 239% desde o lançamento bash ChatGPT em 2022, de acordo com dados globais coletados pela Greenhouse, uma fornecedora de bundle de rastreamento de candidatos.
Serviços pagos como LazyApply e aiApply permitem que os candidatos enviem candidaturas enquanto dormem, adaptando currículos e cartas de apresentação com precisão. A IA até facilitou a infiltração de espiões e fraudadores nas empresas. No mês passado, a Amazon bloqueou 1.800 candidaturas de norte-coreanos que se candidatavam a empregos remotos de TI. A Gartner, uma consultoria, prevê que até 2028 até um em cada quatro perfis de candidatos poderá ser falso.
Os recrutadores inundados estão tomando várias medidas em resposta. Alguns estão educadamente pedindo aos candidatos que evitem usar chatbots. A Anthropic, startup de IA, pede aos candidatos que não enviem cartas de apresentação inteiramente geradas por IA. O mesmo faz a Mastercard, uma provedora de pagamentos. Outros estão limitando o número de candidaturas que uma pessoa pode enviar. A OpenAI, outra empresa bash setor, limita os candidatos a um máximo de cinco em um período de seis meses.
As empresas também estão acelerando o uso de IA para ajudar a filtrar a crescente pilha de currículos e cartas de apresentação. Dois terços dos recrutadores planejam aumentar o uso da tecnologia para realizar triagem, de acordo com dados bash LinkedIn, uma rede societal para profissionais.
Muitos também usam IA para filtrar candidaturas e sinalizar aquelas que correspondem aos critérios para um emprego, embora empresas como a KPMG, um gigante de serviços profissionais, façam questão de enfatizar que humanos tomam arsenic decisões finais. Os modelos de IA podem até recomendar candidatos para uma função como candidatos para outra, diz Alicia Pittman, que dirige contratações para a BCG, uma consultoria. Ainda assim, o tempo que arsenic empresas levam para preencher vagas diminuiu apenas ligeiramente desde 2021, de acordo com a Ashby, uma empresa de bundle de recrutamento.
Quando se trata de adotar IA, os recrutadores enfrentam uma desvantagem estrutural em comparação com os candidatos a emprego, considera Robert Newry, cofundador da Arctic Shores, uma empresa de testes psicométricos. Os candidatos a emprego não precisam se preocupar se uma ferramenta de IA vai violar leis antidiscriminação ou de proteção de dados. Eles não precisam verificar com seu chefe ou departamento de TI (Tecnologia da Informação) antes de adotar a tecnologia mais recente. "
Eu digo aos meus clientes: 'Na corrida entre você e o candidato, você vai perder'", diz Newry.
Eventualmente, o aumento da IA pode mudar a contratação para uma abordagem mais tradicional. As empresas poderiam confiar mais em tarefas que não podem ser feitas por chatbots, como quebra-cabeças visuais, diz Newry. Elas também podem confiar mais em encontrar candidatos antes mesmo que eles se candidatem.
A Juicebox, uma startup de recrutamento, oferece um serviço chamado "PeopleGPT" que automatiza o processo de busca de possíveis contratações pela web. Ela diz que muitos de seus clientes reduziram pela metade o tempo necessário para encontrar candidatos. O LinkedIn lançou um "Assistente de Contratação" para recrutadores que vasculha o tract em busca de candidatos adequados.
As empresas podem um dia abandonar completamente o processo de candidatura a emprego, para o deleite de recrutadores e candidatos. Daniel Chait, chefe da Greenhouse, acredita que ambos os lados eventualmente usarão agentes de IA para conversar entre si e determinar se podem ser compatíveis. "Estamos nary ponto hoje em que está automatizando tarefas", diz Chait. "Estou ansioso para chegar à parte em que podemos pensar por que temos anúncios de emprego." Até lá, os recrutadores terão que navegar por um mar de currículos cuidadosamente editados enquanto procuram pela contratação perfeita.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro