
Crédito, Getty Images
Há 27 minutos
Tempo de leitura: 3 min
A revista britânica The Economist publicou uma reportagem nesta semana falando que as ligações entre ministros do Supremo Tribunal Federal e pessoas relacionadas ao caso do Banco Master "reforçam a impressão entre os eleitores brasileiros de que a Suprema Corte do país carece de imparcialidade".
No texto intitulado "A quebra de um banco brasileiro envolve políticos e juízes", a revista afirma que "as consequências da liquidação do Banco Master estão ficando feias".
A revista afirma que o caso do Banco Master poderia ter terminado em novembro, com a prisão do banqueiro e CEO Daniel Vorcaro e a liquidação do Master pelo Banco Central.
"O caso expôs ligações entre políticos, figurões do mercado financeiro e o Judiciário em Brasília, a capital, prejudicando a reputação do Supremo Tribunal Federal e do Congresso", escreve a Economist.
"Jesus tem ligações estreitas com o Centrão, um grupo de partidos ideologicamente fluidos que controlam o Congresso e têm um longo histórico de corrupção", diz a Economist.
Além do caso do TCU, a revista destaca outras ligações do Master com políticos e juízes: as doações do cunhado de Vorcaro, Fabiano Zettel, às campanhas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); a tentativa de compra do Master pelo Banco de Brasília, defendida pelo governador Ibaneis Rocha; o contrato da esposa do ministro Alexandre de Moraes para defender o Master; a viagem do ministro Dias Toffoli em mesmo avião de um advogado do Master; e investimentos de Zettel em um resort que já foi ligado à família Toffoli.
A revista destaca que não há comprovação de ilegalidades nesses casos, mas que "esses laços reforçam a impressão entre os eleitores brasileiros de que a Suprema Corte do país carece de imparcialidade".
"Para combater tais suspeitas, o novo presidente do tribunal, Edson Fachin, um juiz sóbrio que evita os holofotes, propôs que o colegiado adotasse um código de ética nos moldes do Tribunal Constitucional da Alemanha. Os colegas de Fachin zombaram da proposta", diz.
Segundo a Economist, um "claro vencedor dessa sórdida saga" é Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, "que se manteve firme contra as pressões para salvar o Banco Master".
"Galípolo pediu aos congressistas que concedam ao banco autonomia administrativa, orçamentária e financeira, além da autonomia operacional que já possui. Isso daria ao banco poderes mais robustos de supervisão sobre as instituições financeiras e um alívio das duvidosas maquinações de Brasília."
Entenda a liquidação do Master
A liquidação do banco Master ocorreu no dia 18 de novembro, mesmo dia em que operação Compliance Zero levou à prisão de Vorcaro e de outros executivos do banco.
Em 28 de novembro, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região concedeu habeas corpus e mandou soltar Vorcaro, os ex-diretores Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva, além de Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banco.
Eles são monitorados por tornozeleira eletrônica e estão proibidos de exercer atividades no setor financeiro, de ter contato com outros investigados e de deixar o país.
A quebra do Master é a maior da história do país em impacto para o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) — associação privada que funciona como uma espécie de sistema de garantia de depósitos, cobrindo investimentos de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ (por instituição financeira) em caso de quebra de alguma instituição associada.
Segundo o FGC, 1,6 milhão de investidores do banco, que detinha R$ 41 bilhões em CDBs, poderão ser ressarcidos.
A PF investiga suspeitas de fraudes na concessão de créditos, emissão de títulos irregulares e criação de carteiras falsas — operações que, segundo os investigadores, movimentaram valores bilionários e alimentaram uma tentativa de venda da instituição ao BRB.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro