7 meses atrás 26

Celular tóxico? 4 sinais de que um aplicativo está te fazendo mal

Comportamento do usuário com o celular pode indicar que o uso de determinado app é tóxico; confira, na matéria a seguir, quatro sinais de que um app está te fazendo mal

Usar aplicativos excessivamente pode ser prejudicial para o usuário. Queda na produtividade devido à distração por horas rolando o feed de uma rede social e o acesso compulsivo em horários inoportunos são sinais de que a relação com o app é tóxica. Por sorte, smartphones Android e iPhone (iOS) contam com ferramentas nativas para limitar o uso de apps, além de haver outros softwares que auxiliam nesse monitoramento. No entanto, é importante ressaltar que o problema não está no uso do aplicativo em si — o perigo está na forma como ele é utilizado. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com quatro sinais de que um app pode estar te fazendo mal.

Celular tóxico? 4 sinais de que um aplicativo está te fazendo mal — Foto: Divulgação/Pexels

Aplicativo tóxico? 4 sinais de que um app está te fazendo mal

O TechTudo reuniu nesta matéria quatro sinais de que um app está te fazendo mal. Confira, abaixo, os tópicos que serão abordados.

  1. Você se sente culpado toda vez que usa o app
  2. Você perde a noção do tempo
  3. Você abre o aplicativo compulsivamente
  4. Você concedeu permissões excessivas para o app funcionar

1. Você se sente culpado toda vez que usa o app

Caso você se sinta culpado ao usar um aplicativo, seja ele qual for, talvez seja hora de repensar esse uso. O app atrapalha seu trabalho? Impede você de interagir socialmente? Essas são algumas perguntas que podem ajudar a entender a culpa. Para definir um limite de tempo para apps no Android, vá nas configurações e procure por Bem-estar digital e Controle dos pais. Depois, toque em Limites do aplicativo e escolha a ferramenta que deseja aplicar a função. Por fim, defina um período para a utilização do aplicativo. Já no iPhone, nos Ajustes, selecione Tempo de Uso e Limites de Apps. Depois, escolha um limite de tempo para um grupo de plataformas ou uma específica. Agora, toque em Bloquear ao fim do limite.

Sentimento de culpa enquanto utiliza um app é sinal de que ele te faz mal — Foto: Reprodução/Freepik

2. Você perde a noção do tempo

Muitos aplicativos, principalmente os de redes sociais, são desenvolvidos para manter você preso à tela. Horas e mais horas são gastas rolando o feed do Instagram ou do TikTok em busca de um conteúdo satisfatório. No entanto, em algum momento isso pode se tornar um problema, já que impacta na produtividade do dia a dia. Neste caso, assim como citado no tópico anterior, vale a pena limitar o uso dos apps. Celulares Android e iPhone (iOS) contam com ferramentas nativas para isso. Definir um intervalo de tempo preestabelecido para acessar apps é uma maneira de evitar perder a noção do tempo ao usá-los.

Perder a noção do tempo mexendo no app não é bom sinal — Foto: Freepik

3. Você abre o aplicativo compulsivamente

Outro sinal de que um app faz mal é a forma compulsiva com que você o acessa. Às vezes, você pega o celular para ver algo importante, mas, quando percebe, já está rolando a tela em busca de conteúdos frívolos em alguma rede social. Muitas vezes, essa ação compulsiva funciona como um escape da rotina ou uma busca por conforto e distração. No entanto, esse comportamento também pode atrapalhar a produtividade e levar a uma queda de rendimento no trabalho ou nos estudos. Mais uma vez, utilize as ferramentas nativas do iPhone ou Android para limitar o acesso aos app pelo menos durante o horário de trabalho ou estudo.

Abrir um app compulsivamente é sinal de uso tóxico — Foto: Freepik

4. Você concedeu permissões excessivas para o app funcionar

Se você concedeu permissões excessivas para que um app funcione, isso também pode ser um sinal de que ele está te fazendo mal, ainda mais se for um aplicativo pouco conhecido. Muitos apps, principalmente jogos, solicitam acesso a diversos recursos do celular. Sem perceber, você acaba permitindo. É nesse momento que o app pode infectar o dispositivo com um malware, roubar seus dados e colocar sua segurança em risco. Por isso, tenha cautela ao instalar aplicativos e evite usar qualquer um, especialmente aqueles que solicitam permissões além do necessário.

Conceder permissões excessivas para um app funcionar coloca você e seu telefone em risco — Foto: Cottonbro Studio

Com informações de How To Geek

Veja também: 3 aplicativos que todo estudante PRECISA ter em seu celular!

3 aplicativos que todo estudante PRECISA ter em seu celular!

3 aplicativos que todo estudante PRECISA ter em seu celular!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro