7 meses atrás 11

Celulares chineses avançam no Brasil: entenda como as principais fabricantes operam no país

Como outras fabricantes estrangeiras, a Vivo Mobile tem acordo com uma empresa nacional – neste caso, a GBR Componentes – para produzir aparelhos na Zona Franca de Manaus. Algumas apostam na importação dos aparelhos e na distribuição por meio de parceiras.

A Vivo Mobile lidera as vendas na China, com 18% do mercado no último trimestre de 2024, segundo a consultoria Counterpoint Research. No mundo, é a quarta maior, atrás da americana Apple, da sul-coreana Samsung e da também chinesa Xiaomi.

Em comunicado sobre o Brasil, a Vivo Mobile disse que seus celulares começarão a ser vendidos ainda neste segundo trimestre. Os aparelhos serão produzidos na Zona Franca de Manaus pela empresa GBR Componentes.

A Vivo Mobile é a terceira marca do grupo chinês BBK Electronics a ser lançada no Brasil. A empresa também é dona da Oppo e da Realme.

A Realme foi lançada no Brasil ainda antes, em 2020. A marca importa aparelhos, mas diz ter planos de estabelecer produção local.

Loja da Oppo no Vietnã — Foto: Divulgação/Oppo

Mais recentemente, em janeiro de 2025, foi a vez do lançamento da Honor, que tinha 6% de participação no restante da América Latina no último trimestre de 2024, segundo a Counterpoint.

A empresa diz que fabrica seus celulares na China e, no Brasil, faz as adequações às normas locais, como manuais e embalagens em português por meio de uma parceria com a DL, responsável pela distribuição.

A DL também presta esse serviço para a Xiaomi, que tinha 15% do mercado e era a terceira com mais vendas na América Latina no último trimestre de 2024, de acordo com a Counterpoint.

A Xiaomi está no Brasil de forma ininterrupta desde 2019 – o primeiro lançamento da empresa no país aconteceu em 2015.

A Infinix, da chinesa Transsion, está no Brasil desde 2021 em parceria com a Positivo, que fica responsável pela montagem dos aparelhos no país.

Chinesas dominam mercado cinza

Os celulares chineses são maioria no mercado cinza, termo que se refere a aparelhos que não seguem todas as regras, como a certificação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para saber se o celular tem certificação, portanto, é regular, basta visitar este link e informar o IMEI, que pode ser encontrado na caixa ou na bateria do celular ou ao ligar para *#06#saiba mais sobre o IMEI.

Batizado de Consulta Celular Legal, o site também diz se o smartphone foi roubado ou furtado. Em todas essas situações, a agência pode bloquear a conexão do aparelho e impedi-lo de fazer ligações e se conectar à internet.

Se houver irregularidade sobre a certificação, ele apresenta a mensagem "O IMEI informado possui restrição de uso". Neste caso, a orientação é entrar em contato com a loja que vendeu o aparelho ou com a fabricante.

 Galaxy S25 x iPhone 16

Duelo de inteligência artificial: Galaxy S25 x iPhone 16

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro