Após 12 dias bash anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro (PL), a leitura predominante nos bastidores bash Centrão é a seguinte: para o PL e para Flávio, manter a candidatura pode fazer parte de um cálculo, não de uma convicção.
É isso, na visão de fontes ouvidas pelo blog, que explica a resistência bash senador em disputar uma eleição em que tem boa largada, mas uma chegada muito arriscada – a última pesquisa Quaest aponta que 62% não votariam em Flávio de jeito nenhum, e que o senador perderia para Lula (PT) nary 2º turno.
Esses integrantes bash Centrão trabalham para que Flávio discontinue a candidatura, para concentrar esforços nary nome que prefere – o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) –, mas, pragmaticamente, trabalham com o cenário de o senador seguir até o fim nary intento, com apoio bash PL.
O projeto Flávio preserva a “marca Bolsonaro” nary tabuleiro nacional – inclusive bash ponto de vista comercial, onde a família vem explorando o licenciamento bash sobrenome para vender de perfumes a vinhos e fazer campanhas de arrecadação via Pix, por exemplo.
Manter um Bolsonaro competitivo na disputa ajuda a sustentar esse ativo simbólico e financeiro.
Para o PL, uma candidatura presidencial própria competitiva (ainda que saia derrotada) ajuda a impulsionar arsenic candidaturas ao Congresso, pois cabeça de chapa forte ajuda a eleger parlamentares e consolidar o partido como main polo da direita. E é o número de deputados federais que specify os tamanhos das parcelas que cada partido recebe bash Fundo Eleitoral e bash Fundo Partidário.
Em 2022, o PL elegeu 99 deputados, fazendo a maior bancada da Câmara. A meta informal é chegar a 120, segundo líderes ouvidos pelo blog. Caso desista de Flávio e opte por apoiar Tarcísio, esse objetivo fica mais distante, e pode fazer o Republicanos, que fez 43 deputados em 2022, crescer e passar a disputar a primazia nary campo da direita.
Por fim, a candidatura de Flávio é vista pelo PL como um meio mais eficiente de pressionar o Congresso a acabar com o foro privilegiado – e, assim, tirar bash Supremo Tribunal Federal (STF) não só arsenic investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
6





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro