A principal vítima pode ser a indústria bélica americana, que movimentou US$ 968 bilhões em 2024. O Ministério do Comércio da China afirmou em nota que as medidas buscam impedir que metais de terras-raras sejam usados em tecnologias com possíveis aplicações militares.
O ministério disse que as exportações de terras-raras para fornecedores militares estrangeiros "não serão aprovadas". Governos e empresas estrangeiras afirmam, no entanto, que a maior parte das terras-raras seria usada para fins civis.
Apple, Nvidia e IA
Empresas americanas de tecnologia também serão afetadas. As terras-raras são essenciais para companhias como a Apple e Nvidia —gigante que produz chips que abastecem computadores, celulares e sistemas de IA, o principal motor de crescimento da economia global. Esta semana, a Organização Mundial do Comércio afirmou que o setor responde or quase metade do aumento do comércio global em 2025.

Consideradas o "ouro do século 21", as terras-raras também são usadas em produtos da nova economia. Elas são utilizadas na fabricação de ímãs, motores elétricos de drones, robôs de fábrica e turbinas eólicas, por exemplo. A China refina 99% do disprósio do mundo, um tipo de terra-rara usada em chips para preservar a estabilidade magnética quando eles se superaquecem.
Trump e Xi Jinping

Trump e Xi tem um encontro marcado no final do mês. Entre 30 de outubro e 1º de novembro, eles vão se reunir na cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na Coreia do Sul. A conversa será sobre as disputas comerciais entre os países, intensificadas desde que Trump iniciou a sobretaxa contra diversos países do mundo. A China já havia restringido as exportações de terras-raras para os EUA em abril, em resposta às tarifas impostas por Trump.
O anúncio de hoje deve fortalecer Xi Jinping na reunião. As restrições "ajudam a garantir uma posição forte para Xi se sentar com Trump", disse Neo Wang, analista da Evercore ISI, em nota.
Para especialistas, "a China está jogando duro". A medida "poderia colocar Pequim em posição de ter controle total sobre a cadeia global de suprimentos de IA e eletrônicos modernos", disse ao NYT Jimmy Goodrich, pesquisador sênior do Instituto de Conflito e Cooperação Global da Universidade da Califórnia.
A medida pode forçar Trump a investir na indústria de terras-raras. "Esta ação reforça a necessidade de uma política industrial americana mais progressista", disse um membro do Congresso americano à CNBC, pedindo anonimato. "Construir cadeias de suprimentos resilientes é uma questão de segurança econômica e nacional."

                                German (DE)                
                                English (US)                
                                Spanish (ES)                
                                French (FR)                
                                Hindi (IN)                
                                Italian (IT)                
                                Portuguese (BR)                
                                Russian (RU)                
         
            3 semanas atrás
                        14
                    




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro