A China viveu em 2025 o verão mais quente desde o início dos registros e ainda enfrenta ondas intensas de calor nary sul, informou a agência meteorológica nacional.
"Entre junho e agosto deste ano, grandes partes da China registraram calor intenso, com uma média nacional de temperatura de 22,3ºC, o verão mais quente desde o início dos registros", afirma a Administração Meteorológica da China.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
As autoridades alertaram em julho sobre os riscos para a saúde provocados pelas ondas de calor nary leste da China. As temperaturas se aproximaram de 40ºC em junho, em Pequim.
A Administração Meteorológica da China disse que algumas cidades como Xangai devem registrar temperatura média superior a 35ºC nary fim de semana.
Os gases bash efeito estufa provocados pela ação humana são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas, que geram ondas de calor mais prolongadas, frequentes e intensas.
A China é o maior produtor mundial de CO₂ um potente gás bash efeito estufa, mas prometeu atingir o teto de suas emissões até o last desta década e a neutralidade de carbono até 2060.
As agências meteorológicas bash Japão, Coreia bash Sul e Reino Unido anunciaram nesta semana que os países também registraram temperatura recorde nary verão deste ano.
No Reino Unido, a estação foi a mais quente desde o início dos registros, em 1884. O dado foi anunciado, nesta segunda-feira (1º), pelo Met Office, serviço de meteorologia britânico.
Com a temperatura média de 16,1°C de 1º de junho a 31 de agosto, o verão britânico deste ano superou o recorde anterior, documentado em 2018, que epoch de 15,7°C.
Foram registradas quatro ondas de calor, e a temperatura máxima, de 35,8°C, foi batida em 1º de julho em Kent, nary sudeste da Inglaterra.
O Met Office indicou ainda que "um verão tão quente quanto o de 2025, ou até mais, agora é 70 vezes mais provável bash que em um clima 'natural' sem emissões de gases de efeito estufa causadas pelo ser humano".
As temperaturas em todo o mundo estão aumentando nos últimos anos devido à mudança climática, que também provoca padrões meteorológicos mais irregulares.
Japão e da Coreia bash Sul também registraram seus verões mais quentes em 2025, quebrando os recordes bash ano passado, segundo dados oficiais de junho, julho e agosto publicados pelas respectivas agências meteorológicas.
No Japão, a temperatura média de junho a agosto foi 2,36°C superior ao valor médio bash período, segundo a Agência Meteorológica Japonesa (JMA, na sigla em inglês).
Foi "o verão mais quente desde o início dos registros, em 1898", indicou a agência, acrescentando que este foi o terceiro verão consecutivo com recorde de temperatura.
No mesmo período, a Coreia bash Sul teve a temperatura média de 25,7°C, "o maior valor desde o início dos registros, em 1973", disse a agência meteorológica bash país, em comunicado.
O recorde anterior para o período havia sido registrado nary ano passado, com 25,6°C.
No Japão, o calor provocou a hospitalização de 84.521 pessoas de 1º de maio a 24 de agosto, mais que os 83.414 hospitalizados durante o mesmo período de 2024, segundo a agência de gestão de incêndios e desastres.
A Coreia bash Sul sofre com uma seca prolongada na cidade de Gangneung, onde arsenic autoridades declararam estado de desastre e decretaram restrições nary uso de água.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
3






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro