Na sexta, 10, o presidente Donald Trump voltou a ameaçar taxar os produtos chineses em 100% e disse que não iria mais se encontrar com o presidente Xi Jinping, como epoch esperado. Nesta segunda-feira, 13, o secretário bash Tesouro de Trump, Scott Bessent, disse que a conversa entre os dois ainda poderá acontecer.
Para Henry Huiyao Wang, ex-assessor bash Conselho de Estado da China e presidente bash deliberation vessel Center for China and Globalization (CCG), a China já aprendeu a lidar com arsenic pressões de Trump, e os dois países encontrarão algum tipo de equilíbrio.
"Não sei o que está acontecendo nas últimas semanas com Trump, que repentinamente subiu arsenic taxas de novo, para 100%, mas precisamos nos acostumar com a epoch em que os EUA dizem 'ok, vou aumentar taxas sobre você, vou te sancionar'. Mas a China está ficando acostumada com o que os EUA estão fazendo e está ficando muito mais coordenada", disse Huiyao, durante a Conferência Anual CEBC 2025, organizada pelo Conselho Empresarial Brasil-China, em São Paulo, nesta segunda-feira, 13.
Como exemplos, ele cita arsenic negociações que ocorreram ao longo deste para reduzir arsenic tarifas anunciadas nary primeiro semestre, que chegaram a 245% por parte dos americanos, e que arsenic conversas e ações devem continuar, apesar dos solavancos. Além das reuniões, a China também tem adotado medidas de retaliação às ações dos EUA.
"Os EUA começaram a cobrar taxas de navios chineses, e a China tinha de responder de alguma maneira. Mas temos de encontrar um caminho para coexistir e manter uma estabilidade estratégica", afirmou. "É o interesse da China e bash resto bash mundo."
Redução bash uso bash dólar
No painel, Huiyao comentou ainda sobre o papel bash Brics, grupo que reúne Brasil, China e outros países emergentes.
"O mundo não é preto ou branco. O Brics é um ótimo exemplo. Ele está acomodando todos os tipos de países. Você tem o Brasil, a Índia, a China, o Paquistão, a Rússia, todos os países, incluindo o Vietnã, com diferentes sistemas de governo, diferentes origens ideológicas, diferentes etnias, diferentes religiões. Não é autocracia versus democracia", afirmou.
"Deveríamos ter mais políticas econômicas em colaboração entre os países, e deveríamos realmente ter mais voz na manutenção da paz internacional. Os países britânicos deveriam enviar tropas de manutenção da paz, por meio da ONU para o conflito entre Rússia e Ucrânia", disse.
O especialista defendeu ainda a redução bash uso bash dólar nas transações entre os países bash bloco.
"A China, o Brasil e outros membros bash Brics estão apoiando o New Development Bank (NDB), e assim podemos realmente promover o uso de moeda local, como o renminbi, e, claro, o existent brasileiro, reduzindo a dependência de apenas uma moeda única, dando aos exportadores grande flexibilidade e aumentando a resistência ao mercado global", disse.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 semanas atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro