9 meses atrás 111

Chinesa Vivo estreia no Brasil com JOVI, nova marca de celulares

Consumidores brasileiros terão, em breve, uma nova opção de marca de celulares nas prateleiras do mercado. A fabricante chinesa Vivo (não confundir com a operadora de telefonia brasileira) anunciou nesta segunda-feira (7), em primeira mão para o TechTudo, sua chegada ao Brasil como JOVI. Com foco em fotografia e design, os smartphones da marca serão produzidos localmente e estão previstos para chegar ao mercado nacional no segundo semestre deste ano. Segundo informações da própria companhia, a JOVI já iniciou a produção de seus primeiros aparelhos na Zona Franca de Manaus, polo industrial que oferece incentivos fiscais para empresas de tecnologia que produzem localmente.

Presente em mais de 60 países e regiões em cinco continentes, a Vivo, empresa-mãe da JOVI, lidera as vendas na China, onde obteve 18% de participação de mercado no quarto trimestre de 2024. Os dados são da Counterpoint Research. Atualmente, a Vivo é a quinta maior fabricante de celulares do mundo, com 5,52% de market share e atrás de concorrentes de peso como OPPO (5,74%), Xiaomi (11.19%), Samsung (23.14%) e Apple (27,68%). A entrada no mercado brasileiro, onde terá também de enfrentar a Motorola, representa uma movimentação importante da Vivo, que busca expandir sua atuação em mercados estratégicos como a América Latina.

 Divulgação/Vivo Vivo é a empresa chinesa por trás da marca JOVI — Foto: Divulgação/Vivo

Diferente das fabricantes chinesas Honor, recém-chegada ao Brasil, e Xiaomi, já querida entre os brasileiros, a JOVI optou por não seguir o modelo de importação de produtos. Em vez disso, a empresa fabricará seus celulares localmente, em território nacional — uma decisão estratégica que visa não apenas a agilizar a distribuição, mas também reduzir custos operacionais e logísticos. A expectativa é que essa escolha se reflita diretamente no preço final dos smartphones, que devem ser mais acessíveis ao consumidor brasileiro.

 Divulgação/JOVI Primeiro lote de smartphones JOVI já foi produzido em Manaus — Foto: Divulgação/JOVI

Além de contribuir para preços mais atrativos e garantir maior competitividade frente às rivais já estabelecidas, a produção local permite que a JOVI ofereça um suporte técnico mais ágil e um serviço de pós-venda estruturado — aspectos cada vez mais valorizados pelo público. A proximidade com o mercado brasileiro ainda permite maior agilidade na adaptação dos produtos às preferências regionais, o que pode ser um diferencial importante na fase inicial de consolidação da marca.

Questionada pelo TechTudo, a JOVI não revelou quais smartphones chegarão ao Brasil neste primeiro momento, tampouco de quais categorias — se básica, intermediária ou premium. Entretanto, a marca afirmou que buscará oferecer aos brasileiros dispositivos que "mesclam tendências internacionais a funcionalidades pensadas para as necessidades locais".

 Divulgação/JOVI JOVI é marca da fabricante chinesa Vivo que chega ao Brasil — Foto: Divulgação/JOVI

Para atrair o consumidor, a fabricante apostará em design sofisticado e câmeras de alto nível. A JOVI conta com um ecossistema de fotografia desenvolvido em colaboração com a ZEISS, referência mundial em ótica e optoeletrônica. Graças a essa parceria estabelecida pela Vivo, os celulares da JOVI herdam tecnologias como o revestimento ZEISS T*, que reduz reflexos e distorções para entregar fotos mais nítidas e fiéis às cores originais. A promessa da marca é entregar "uma experiência de fotografia em nível profissional".

🎥 Celular CAIU NA ÁGUA? Saiba o que fazer para recuperar o smartphone

Celular CAIU NA ÁGUA? Saiba o que fazer para recuperar o smartphone!

Celular CAIU NA ÁGUA? Saiba o que fazer para recuperar o smartphone!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro