4 horas atrás 3

Churrasco no fogão? Trend mostra jeito perigoso de assar carnes; veja riscos

Nas últimas semanas viralizou nas redes sociais um vídeo onde uma usuária faz churrasco, com carvão e tudo, em seu fogão. A prática, no entanto, pode ser perigosa e não é recomendada por especialistas. Apesar de parecerem despretensiosas e divertidas, trends desse tipo acabam espalhando brincadeiras, informações e "dicas" desaconselháveis e, muitas vezes, perigosas para os usuários.

Disponíveis em redes como TikTok e Instagram, os vídeos mostram usuários utilizando formas de alumínio descartáveis, que encaixam nas bocas dos fogões acesas e enchem de carvão. Em seguida, posicionam uma grelha para assar os cortes de carne. A seguir, o TechTudo te explica os motivos pelos quais essa técnica tem tudo para dar errado e representa perigo para quem se arriscar. Veja logo abaixo.

 Reprodução/Internet Churrasqueira no fogão — Foto: Reprodução/Internet

Trend mostra usuários fazendo churrasco no fogão

O vídeo publicado no Instagram ensina como improvisar uma churrasqueira dentro de casa utilizando forma de alumínio descartável e carvão acomodados no queimador do fogão aceso. Embora pareça uma ideia interessante e simples de adaptar nas residências, essa prática pode trazer inúmeros problemas, que vão desde o aumento no consumo de gás e avarias no eletrodoméstico, até riscos reais de acidentes e incêndios. Entre os comentários, usuários questionam a respeito da viabilidade e da segurança do processo, como problemas com fumaça, alto consumo de gás, além dos riscos de danificar o fogão e de acidentes.

Perigos de fazer churrasco no fogão

A prática exibida no vídeo é absolutamente contraindicada, pois oferece inúmeros riscos. O primeiro deles é o de danificar a boca e a mesa do fogão, especialmente se esta for de vidro, que pode rachar e até estourar devido à exposição a temperaturas muito elevadas. Além disso, o excesso de calor provocado na superfície do eletrodoméstico pode comprometer outros componentes, como queimadores, manípulos e válvula de segurança, causando vazamento de gás, o que pode resultar em um incêndio.

No entanto, o mais grave é que a queima do carvão libera monóxido de carbono, um gás extremamente tóxico e que pode levar à morte. Com isso, acender o carvão em ambiente fechado pode causar séria intoxicação, ou, pior, levar a óbito. Portanto, não é uma boa ideia realizar essa técnica em casa.

Alternativas para fazer churrasco

Existem alternativas seguras para quem deseja fazer churrasco e não possui uma área com churrasqueira em casa. Entre elas, a churrasqueira elétrica, alguns modelos de forno e air fryer dotados de funcionalidades para grelhar carnes, assim como as churrasqueiras a gás, são produtos indicados e projetados para assar os alimentos sem perigo para os usuários. Agora você já sabe: nada de gambiarras para preparar seu churrasco.

Com informações de Instagram e TikTok.

Vídeo: WAP Barbecue: a air fryer que é quase um fogão

 a air fryer que é quase um fogão

WAP Barbecue: a air fryer que é quase um fogão

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro