A Agência Central de Inteligência (CIA) ofereceu pacotes de rescisão voluntária para toda a sua força de trabalho na terça-feira, com o objetivo de alinhar a agência às prioridades do presidente dos EUA, Donald Trump, segundo a agência de notícias Reuters.
Um porta-voz da CIA disse em um comunicado que as ações visavam alinhar a agência com os objetivos do novo diretor da CIA, John Ratcliffe.
O relatório sobre as ofertas de pacotes de rescisão está alinhado com uma grande reformulação do governo dos EUA iniciada pela administração Trump, que demitiu e afastou centenas de servidores públicos como os primeiros passos para reduzir a burocracia e instalar leais.
A imprensa dos EUA também relatou que Trump está planejando demissões em massa nas agências governamentais para quem não aderir aos programas de demissão em massa. Segundo a CNN internacional.
A CIA não divulga seu orçamento nem o número de pessoas que emprega, e não respondeu a um pedido de comentário feito pela Reuters. O Wall Street Journal foi o primeiro a reportar o programa de demissão a notícia, que foi confirmada pela Reuters por duas fontes com conhecimento sobre o assunto.
A CIA e o FBI, especificamente, as mais altas agências do governo dos EUA responsáveis por inteligência para segurança nacional e de investigação, respectivamente, têm estado na mira de Trump e seus seguidores.
Tulsi Gabbard, aliada do presidente e indicada por ele para assumir a Direção de Inteligência Nacional, resumiu o pensamento trumpista sobre as agências durante audiência de confirmação no Senado americano, afirmando que essas agências "foram instrumentalizadas e politizadas".
Mais cedo, na terça-feira, sindicatos que representam funcionários do governo dos EUA entraram com uma ação judicial para bloquear o plano da administração Trump de oferecer pacotes de rescisão a trabalhadores federais.
John Ratcliffe, ex-deputado federal dos EUA que serviu como diretor de Inteligência Nacional durante o primeiro mandato de Trump, foi confirmado pelo Senado dos EUA como diretor da CIA poucos dias depois de Trump assumir o cargo para seu segundo mandato.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro