1 hora atrás 3

Cidades produtoras de petróleo detêm maiores PIBs per capita do Brasil

Participação

Cidades com PIB ligado à extração de petróleo perdem espaço. Todos os sete municípios que reduziram a participação no total da economia nacional têm a economia atrelada à indústria extrativa. A lista é liderada por Maricá (RJ), que viu o percentual de presença do PIB do Brasil cair de 1,6% para 1,2%. Na sequência aparecem Niterói (RJ), Saquarema (RJ), Ilhabela (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), Paulínia (SP) e Itajaí (SC).

Capitais voltam a ganhar participação na economia brasileira. Após perderem 2,2 pontos percentuais na contribuição para a atividade nacional entre 2020 (29,7%) e 2022 (27,5%), o patamar referente às cidades mais importantes de cada estado cresceu para 28,3%, mas ainda não atingiu o patamar pré-pandemia. Em 2002, os municípios representavam mais de um terço (36,1%) do PIB brasileiro.

O ano de 2022 foi o ponto mais baixo de participação das capitais no PIB dos municípios. [...] Já tínhamos um cenário de desconcentração até 2020, mas nos dois anos seguintes percebemos uma intensificação da perda de participação das capitais, em função do contexto de redução da circulação de pessoas e das atividades presenciais.
Luiz Antonio de Sá, analista do IBGE

Porto Velho (RO) e Maceió (AL) foram as únicas a ganhar espaço em 21 anos. Na passagem de 2002 para 2023, as participações das duas capitais na soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país cresceram, respectivamente, 2,1% e 0,5%. "Nas duas exceções, observamos um ganho relacionado a atividades industriais. No caso de Porto Velho, com a geração hidrelétrica, e, em Maceió, oriundo da indústria de transformação", analisa Sá.

São Paulo foi responsável por 9,7% do PIB brasileiro em 2023. O resultado é 0,3 ponto percentual maior em relação à taxa apurada para a capital paulista em 2022. Na sequência, aparecem Brasília (3,3%), Porto Alegre (1%), Rio de Janeiro (3,8%), Belo Horizonte (1,2%) e Manaus (1,2%).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro