1 semana atrás 20

Cientista voa com cérebros de golfinhos embalados em fraldas - por uma boa causa

ANUNCIE AQUI!

"A extração de órgãos desses animais é muitas vezes desafiadora e complexa, pois exige um planejamento adequado e ocorre muitas vezes em condições adversas, na beira da praia mesmo. Só que ter acesso ao cérebro desses gigantes marinhos abre portas para diversas linhas de estudos neuroanatômicos, e isso é muito fascinante", relembra.

Kamilla também passou a vivenciar outras dificuldades posteriores à extração, como burocracias que envolviam o transporte dessas amostras e licenças para coleta. "Foi um período em que viajei muito. Recebia ligações de várias partes do País, e daí comecei a perceber que muitos também tinham interesse em aprender as técnicas de extração do material e na pesquisa com os cérebros. Foi, então, que me dei conta que poderia criar uma rede de pesquisa."

A bióloga começou, então, a fazer treinamentos com equipes em várias partes do País, qualificando técnicos, veterinários e pesquisadores brasileiros. Em 2024, oficializou a Rede Brasileira de eurobiodiversidade, que hoje conta com 14 instituições parceiras no Brasil e outras duas internacionais, e passou a receber o apoio do Instituto Serrapilheira para a missão. "Comecei meu doutorado com o desafio de conseguir quatro amostras, e terminei com mais de 50", comemora.

Golfinhos são considerados animais excepcionalmente inteligentes, e muitos pesquisadores acreditam que o estudo detalhado de seu cérebro pode ajudar também a compreender a espécie humana por meio de análises comparativas.

Entre as semelhanças que esses animais marinhos compartilham com os humanos está o fato de terem ciclos de vida extensos e gestações igualmente longas. Além disso, assim como os humanos, eles vivem bastante após o período reprodutivo, o que não é comum em outras espécies.

Já existem estudos que sugerem, por exemplo, os golfinhos como modelo para pesquisas sobre doenças degenerativas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro