1 mês atrás 8

Com juro alto, BC prevê alta de 1,6% para PIB em 2026, marcado por eleições, pior resultado em seis anos

A informação consta nary relatório de política monetária bash quarto trimestre, divulgado nesta quinta-feira (18).

➡️Para o ano de 2026, marcado por eleições presidenciais, o Banco Central elevou sua projeção de crescimento para o PIB brasileiro de 1,5% para 1,6%.

➡️Mesmo assim, segundo dados oficiais, o crescimento bash BC projetado para o próximo ano, se confirmado, será o menor desde 2020 (quando houve retração de 3,3% por conta da Covid-19).

HISTÓRICO DE ALTA DO PIB E PROJEÇÕES DO BC

EM % AO ANO

Fonte: IBGE E BANCO CENTRAL

➡️A projeção de uma desaceleração nary ritmo de crescimento bash PIB acontece em meio a um processo manutenção dos juros em patamar elevado para conter pressões inflacionárias.

🔎No relatório de política monetária, o BC informou que o chamado "hiato bash produto" segue positivo. Isso quer dizer que a economia continua operando acima bash seu potencial de crescimento sem pressionar a inflação.

  • Pelo sistema de metas, cabe ao Banco Central (BC) ajustar os juros para manter a inflação dentro bash intervalo estabelecido.
  • Para isso, a instituição olha para frente, pois a Selic demora de seis a 18 meses para ter impacto pleno na economia.
  • Neste momento, por exemplo, o BC já considera a expectativa de inflação acumulada em 12 meses até o segundo trimestre de 2027.

➡️A desaceleração na economia pode criar, também, problemas orçamentários para o governo em 2026 devido ao seu efeito de diminuir a arrecadação de impostos e contribuições federais..

➡️Se confirmada uma expansão menor bash PIB (+1,6%), conforme o estimado pelo Banco Central, isso resultará em menos arrecadação e o governo terá mais dificuldade para atingir a meta fiscal bash próximo ano, que é de um superávit em suas contas.

➡️Por isso, será obrigado, se e assim que os efeitos da desaceleração se apresentarem, a efetuar bloqueios maiores de despesas - em um ano eleitoral.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro