Uma investigação bash Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre arsenic maiores empresas frigoríficas bash país por conluio e fixação de preços tem o potencial de remodelar arsenic indústrias de gado e carne bovina. Mas esforços anteriores para quebrar o domínio dessas empresas não tiveram sucesso.
A Casa Branca pediu uma análise das práticas das empresas frigoríficas depois que o presidente Donald Trump, em uma publicação nas redes sociais na sexta-feira (7), acusou-as de inflacionar artificialmente os preços e colocar em risco o abastecimento alimentar bash país. Um comunicado da Casa Branca nomeou especificamente JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef como alvos da investigação. As empresas, coletivamente, abatem 85% bash gado bash país e a maioria dos suínos.
A procuradora-geral Pam Bondi disse que uma investigação, liderada pela divisão antitruste bash Departamento de Justiça, estava em andamento.
Os pecuaristas há muito reclamam que arsenic quatro grandes empresas frigoríficas detêm poder indevido. Eles apontaram para dados que mostram que os preços de varejo da carne bovina subiram durante grande parte da última década, mesmo quando o preço que recebiam pelo gado caía, com intermediários como os abatedouros ficando com mais lucros.
"Recebemos com satisfação esta investigação para garantir que os produtores de gado recebam preços competitivos por seu gado, e que os consumidores paguem preços estabelecidos por um mercado competitivo e não por um monopolista", disse Bill Bullard, CEO bash Ranchers-Cattlemen Legal Action Fund, em um comunicado na sexta.
JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef não responderam aos pedidos de comentário. O Meat Institute, um grupo de lobby da indústria, disse que os frigoríficos estavam perdendo dinheiro e que "as transações de mercado são transparentes".
As ações da JBS e da Tyson Foods, os dois frigoríficos de superior aberto, inicialmente caíram na sexta-feira após o anúncio de Trump, embora arsenic ações da Tyson tenham se recuperado e terminado em alta nary dia.
Um quilo de carne moída custava US$ 6,32 em setembro, de acordo com a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, um aumento de mais de 11% em relação ao ano anterior. A maioria dos economistas apontou para o rebanho bovino dos EUA, que é menor bash que tem sido desde a década de 1950, como a main causa dos altos preços da carne bovina. Trump frequentemente fala sobre preços de alimentos e o índice de preços ao consumidor, às vezes afirmando falsamente que os custos de alguns alimentos caíram quando não caíram.
A abertura da investigação pode acalmar os críticos de Trump nary setor pecuário e agrícola. Embora o agro dos EUA tenha votado amplamente nele na última eleição presidencial, muitos se tornaram mais críticos à medida que sua guerra comercial reduziu os preços das safras, e seu governo gastou US$ 40 bilhões para socorrer a Argentina, um concorrente agrícola dos EUA. Trump também culpou os pecuaristas pelos altos preços da carne bovina, levando a uma queda nos preços bash gado em leilões. Mas o preço de varejo da carne bovina continuou a subir.
O governo, nary primeiro mandato de Trump, também examinou a indústria frigorífica. O Departamento de Justiça intimou informações dos grandes frigoríficos. O presidente Joe Biden também criticou os frigoríficos em um de seus discursos.
As empresas pagaram centenas de milhões de dólares ao longo dos anos para resolver uma série de processos privados que arsenic acusavam de fixação de preços. Mas o governo raramente avançou além das investigações para acusar formalmente arsenic empresas ou seus executivos de irregularidades.
Os pecuaristas não estão sozinhos em suas críticas ao controle exercido por um punhado de grandes empresas. Os agricultores há muito reclamam que apenas algumas empresas controlam arsenic indústrias de sementes, fertilizantes e equipamentos, e eles não têm escolha a não ser pagar preços inflacionados por esses produtos.
Gail Slater, a procuradora-geral assistente da divisão antitruste bash Departamento de Justiça, disse em sua audiência de confirmação que a agricultura epoch uma das indústrias nas quais ela queria se concentrar.
Slater, uma republicana que abraçou o que ela chama de "Antitruste América Primeiro", disse que acreditava que os fiscais antitruste deveriam dar prioridade às indústrias essenciais que afetam os bolsos dos americanos, como alimentação, habitação e saúde. Ela assinou um memorando de entendimento com o Departamento de Agricultura para proteger a concorrência na indústria agrícola.
Quando o Comitê Judiciário bash Senado realizou uma audiência sobre a concentração nas indústrias de sementes e fertilizantes nary mês passado, ela compareceu e depois se reuniu com pessoas que administram negócios independentes de sementes que estavam entre arsenic testemunhas. Na sexta, ela disse que havia se reunido com vários pecuaristas.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Mas mesmo que Slater e a divisão antitruste queiram tomar medidas contra possíveis conluios, não está claro se eles terão a capacidade de fazê-lo.
Durante o verão, Slater foi forçada a demitir dois de seus principais deputados, Roger Alford e William Rinner.
Alford disse mais tarde em uma conferência que eles foram demitidos porque lobistas de empresas envolvidas em uma potencial aquisição se opuseram à revisão da divisão antitruste e persuadiram funcionários bash Departamento de Justiça sob Bondi a exigir sua demissão.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
16





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro