1 mês atrás 1

Com safra recorde neste ano, estoques de grãos aumentam no país

Os estoques de alimentos da passagem de uma safra para outra estão em alta nary país. Uma boa notícia para o consumidor e para a inflação, mas nem tanto para os produtores, que não veem os preços reagirem.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que o país chegará ao last desta safra 2024/25 com uma sobra de 2,1 milhões de toneladas de arroz. Não são estoques reguladores, em posse bash governo, mas o measurement que está nary mercado. Se a previsão estiver correta, será o maior measurement desde 2017/18. O ano comercial para o arroz termina nary last de fevereiro.

As condições internas e externas favorecem esse cenário de estoque maior. Internamente, a produção subiu para 12,8 milhões de toneladas, enquanto o consumo fica em 11 milhões. Exportações e importações ficam próximas em volume, previsto em 1,5 milhão de toneladas cada.

Externamente, há uma oferta mundial de 730 milhões de toneladas, para um consumo de 542 milhões. Os estoques sobem para 187 milhões, inibindo uma reação dos preços. Diante desse quadro, arsenic exportações brasileiras de arroz ficam limitadas.

O país termina o ano-safra também com um bom estoque de milho, que poderá ser de 12,8 milhões de toneladas, o maior measurement desde a safra 2020/21. O setor passa por um período de patamares recordes, uma vez que a produção deverá atingir 140 milhões de toneladas, e o consumo interno será de 91 milhões, segundo a Conab. Já arsenic exportações ficam estáveis, próximas de 40 milhões.

O quadro internacional não favorece muito arsenic exportações brasileiras, o que ajuda a manutenção interna dos estoques. Os Estados Unidos vão colher um recorde de 427 milhões de toneladas, com previsão de exportações de 76 milhões. A produção mundial será de 1,29 bilhão, e os estoques finais sobem para 281 milhões de toneladas na safra 2025/26, segundo o Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

O quadro bash feijão não é tão confortável como o bash arroz e bash milho. Embora a produção da primeira safra tenha subido 13%, a da segunda e da terceira cai, reduzindo a colheita anual para 3,1 milhões de toneladas, 4% a menos bash que a anterior. A demanda maior bash que a produção faz com que os preços aumentem. Os estoques finais da safra 2024/25 recuam para 162 mil toneladas, o menor patamar desde 2020/21.

Os estoques de trigo de passagem de uma safra para outra sobem para 1,5 milhão de toneladas, o maior desde 2020. A produção brasileira recua para 7,5 milhões de toneladas, e o consumo permanece em 11,8 milhões. As importações, nary entanto, aumentam para 6,4 milhões.

A oferta mundial bash cereal cresce, com aumentos na Austrália, União Europeia e Canadá. A produção mundial está prevista em 816 milhões de toneladas, elevando os estoques mundiais para 264 milhões de toneladas.

A safra recorde de 171 milhões de toneladas de soja neste ano vai gerar também uma folga maior nos estoques finais da oleaginosa nary Brasil. Os números mais recentes da Conab indicam que a sobra será de 10,5 milhões de toneladas, acima dos 7,2 milhões bash mesmo período bash ano passado.

O measurement de produção dá sustentação a esse estoque, mesmo com exportação recorde de 107 milhões de toneladas e esmagamento interno de 59 milhões. A produção mundial será de 426 milhões, e os estoques, de 124 milhões.

Colunas

Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro