O aviso compartilhado na rede social de um condomínio com diversas torres perto de uma das avenidas mais importantes e movimentadas de Porto Alegre chamou a atenção. O assunto? Nada sobre questões internas de moradores, mas sobre o novo vizinho que vem por aí no setor de supermercados e no modelo que mais se multiplica no setor em território gaúcho.
"Comunicado: início das obras do Stok Center", avisa a mensagem do síndico. Sim, a Comercial Zaffari, de Passo Fundo, líder no formato de loja no Rio Grande do Sul e segundo maior grupo gaúcho supermercadista, vai implantar a terceira filial da bandeira na Capital. Segundo a nota, as obras começam em 11 de agosto.
E onde vai ser? Em um terreno na avenida Ipiranga, quase no encontro com a avenida Antônio de Carvalho, onde foi o depósito de veículos apreendidos, multados ou acidentados mais famoso da cidade. A área da antiga Tento, na Ipiranga, 8450, terá o atacarejo. O licenciamento do empreendimento foi aprovado em 2024.
Como o terreno fica no perímetro com mais população e mais desenvolvido da Capital, há limitação de tamanho da filial. A Comercial Zaffari, cujos donos têm parentesco com acionistas do Grupo Zaffari, de Porto Alegre, montará o que deve ser uma das menores unidades da rede. O limite de área de vendas (loja) é de 2,5 mil metros quadrados.

Unidade do Stok Center será instalada em ponto da Ipiranga mais perto da Antônio de Carvalho TÂNIA MEINERZ/JC
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) informa que o projeto licenciado prevê 2.499 metros quadrados. No processo, aberto em 2023, também há estudos de impacto.
No aviso do síndico, também há observação sobre eventuais danos da obra aos edifícios próximos. A preocupação, diz a mensagem, é com eventuais efeitos da obra para a estrutura dos prédios. Os gestores dos condomínios dizem que entrou em contato com a varejista para levar o temor dos moradores.
Comercial Zaffari expande rede de Stok Center

Loja em Erechim abriu em julho, dentro de plano de expansão da rede ide Passo Fundo COMERCIAL ZAFFARI/DIVULGAÇÃO/JC
O grupo de Passo Fundo tem mais lojas em linhas - tanto já em construção como previstas. Em Viamão, ao lado de Porto Alegre, uma filial está quase pronta e fica em corredor com mais marcas do setor, entre ela um futuro Cestto, do grupo Zaffari, de Porto Alegre.
A rede passo-fundense também abre em fim de agosto mais uma unidade em Santa Maria, no Centro do Estado.
O presidente da Comercial, Sérgio Zaffari, informou ao Minuto Varejo, que a meta é abrir oito novas unidades do atacarejo em 2025.
A meta da Comercial é chegar a 60 lojas (entre 51 atacarejos e nove supermercados) até 2027. Já abriram este ano pontos em Canoas, Sarandi e Lajeado e Erechim. A rede tem 40 atacarejos. Pelotas e Imbé virão na sequência, segundo listagem do presidente.
Outros atacarejos e supermercados estão ou vão abrir na região

Nova loja da bandeira Jumbo, de atacarejo, abre até setembro na Antônio de Carvalho DALLASANTA/DIVULGAÇÃO/JC
A chegada de mais um empreendimento elevará a população desse segmento na região, além de hipermercados como Carrefour, na avenida Bento Gonçalves, e supermercados de vizinhança. De atacarejos, abriram desde 2024, uma unidade do próprio Stok Center (na avenida Manoel Elias) e do Cestto, na avenida Protásio Alves, na antiga gaúcha Cross.
Mas outra bandeira terá em breve filial ainda mais perto. O atacarejo Jumbo, da rede Max Center, está quase pronto na Antônio de Carvalho com a rua Norberto Francisco Rauch, 51. A loja tem 3 mil metros quadrados e terá 200 funcionários. Serão mais de 10 mil itens no mix.
Outra unidade do Jumbo fica em Alvorada. A bandeira terá outra unidade na rua Oscar Pereira, no bairro Glória, em direção à Zona Sul, e perto da área de cemitérios da Capital. A obra começa em 2026. A rede tem ainda mais três filais da bandeira Max Center.

Projeção em imagem da região mostra como vai ser o empreendimento da Dallasanta GRUPO DALLASANTA/DIVULGAÇÃO/JC
Outra operação confirmada na Zona leste é a da filial da bandeira Rissul, do Unidasul, vai ser âncora do futuro complexo do grupo Dallasanta que vai ser erguido na Protásio Alves, quase Antônio de Carvalho. A loja será em terreno que ia ter uma loja da Havan, que desistiu após limitações viárias e de espaço para a megaloja da rede.
A obra deve começar ainda em 2025, segundo o diretor de propriedades da Dallasanta, Pedro Dal Magro. Será o Protásio 6700 Mall, com aporte previsto R$ 19,9 milhões.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro