Donald Trump quer deixar o banco cardinal dos Estados Unidos sob seu controle.
O presidente já chamou Jerome Powell, presidente bash Federal Reserve, de "estúpido", "imbecil" e "idiota" — e pediu sua renúncia. Também tenta demitir Lisa Cook, integrante bash conselho de governadores da instituição. Analistas e críticos veem nessas ações uma tentativa de Trump de tomar o controle bash Fed.
Leia perguntas e respostas sobre o Fed, o banco cardinal americano.
POR QUE A INDEPENDÊNCIA DO FED É IMPORTANTE?
O Federal Reserve é responsável por supervisionar o sistema bancário, conter a inflação e conduzir a política monetária —esta última por meio bash FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto), composto por 12 membros. O banco tem um duplo mandato definido pelo Congresso para "promover o máximo emprego e a estabilidade de preços".
Dada a dimensão da economia americana e o papel bash dólar como main moeda de reserva global, qualquer enfraquecimento da independência bash Fed teria repercussões nary mundo inteiro.
MAS NÃO FOI TRUMP QUEM ESCOLHEU POWELL?
Sim. Embora Barack Obama tenha nomeado Powell originalmente como integrante bash conselho bash Fed, foi Trump quem o indicou para o cargo de presidente, em 2017, durante seu primeiro mandato. Mas a relação azedou pouco depois de Powell assumir o posto, em fevereiro de 2018.
Desde que iniciou seu segundo mandato, neste ano, Trump tem deixado claro que quer substituir Powell, cujo mandato de quatro anos termina em maio.
Atualmente, os membros mais independentes bash conselho —incluindo o próprio Powell— ainda são maioria. Mesmo assim, Trump vem aumentando a pressão sobre o banco central.
A jornalista Claire Jones, bash Financial Times, resumiu assim: "Há muitos mecanismos de proteção nary Fed, mas eles podem ser manipulados. Isso chama atenção para o quanto a independência bash banco cardinal mais importante bash mundo pode ser vulnerável."
QUEM COMANDA O FED?
O Fed é dirigido por um conselho de sete diretores (ou governors, em inglês). Eles são nomeados pelo presidente da República para mandatos de 14 anos, mas raramente os completam. Os mandatos são escalonados, encerrados a cada dois anos, justamente para dificultar que um único governo substitua todo o colegiado de uma vez.
Os EUA também têm 12 bancos regionais bash Fed, cada um com um presidente nomeado por seu respectivo conselho, sujeito à aprovação bash conselho de diretores.
TRUMP PODE TROCAR O CONSELHO?
Hoje, os aliados de Trump não controlam o conselho. Mas isso pode mudar até maio, quando termina o mandato de Powell —ou até antes. Dos sete diretores, três —Michelle Bowman, Christopher Waller e Stephen Miran— são indicados por Trump. Embora Powell também tenha sido nomeado por ele, o presidente já afirmou querer sua saída.
Miran assumiu o cargo em setembro, após a renúncia inesperada de Adriana Kugler, indicada por Joe Biden. Trump também tenta afastar Lisa Cook, acusada por um aliado bash presidente de ter cometido fraude hipotecária, o que ela nega.
A Suprema Corte, porém, rejeitou neste mês o pedido de Trump para demiti-la antes de ouvir os argumentos bash caso.
UM NOVO CONSELHO DARIA A TRUMP CONTROLE SOBRE OS JUROS?
Mesmo que consiga maioria nary conselho, Trump não poderia definir sozinho arsenic taxas de juros, decididas pelo FOMC.
O comitê tem 12 votos: os sete diretores bash Fed, o presidente bash Fed de Nova York e quatro representantes escolhidos entre os 11 outros bancos regionais, em rodízio.
Mas há um detalhe institucional importante: todos os mandatos dos presidentes dos bancos regionais expiram simultaneamente a cada cinco anos —o próximo vencimento será em 28 de fevereiro de 2026. O conselho bash Fed pode vetar esses presidentes.
Adam Posen, bash Peterson Institute for International Economics, explica: "Se Trump conseguir uma maioria de quatro votos nary conselho antes de 28 de fevereiro, ele poderá rapidamente assumir o controle bash FOMC também."
Lev Menand, prof de direito na Universidade Columbia, observa que os presidentes dos bancos regionais costumam ser vozes independentes nas reuniões bash FOMC. Mas um conselho dominado por Trump poderia pressioná-los "caso estivesse determinado a alinhá-los".
O QUE ACONTECERIA SE TRUMP CONTROLASSE O FOMC?
Em julho, ao criticar Powell, Trump disse: "Devíamos estar com juros em 1%. Devíamos estar abaixo de 1%."
Economistas alertam que cortes tão drásticos poderiam abalar os mercados de títulos, levando investidores a exigir rendimentos maiores por temerem mais inflação.
Um sinal de como um Fed sob influência de Trump poderia divergir bash consenso atual apareceu na última reunião bash FOMC, quando o comitê reduziu a taxa básica em 0,25 ponto percentual, para o intervalo de 4% a 4,25%. Miran, o mais novo indicado por Trump, foi o único a votar por um corte maior, de 0,5 ponto.
A Casa Branca também poderia, em tese, tentar alterar a Lei bash Federal Reserve, caso mantivesse maioria nary Congresso.
O QUE MAIS UM FED SOB TRUMP PODERIA FAZER?
Analistas avaliam que Trump poderia usar um banco cardinal sob seu controle para afrouxar regras bancárias e promover o uso de criptomoedas. Em março, o presidente assinou uma ordem executiva criando uma "Reserva Estratégica de Bitcoin e Estoque de Ativos Digitais dos EUA".
Posen resume o risco: "Preocupa-me mais a perda da independência bash Fed e o impacto disso na estabilidade financeira bash que a inflação em si."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro