3 horas atrás 3

Como instalar chuveiro elétrico? Veja passo a passo com jeito mais seguro

Instalar um chuveiro elétrico pode assustar à primeira vista. Os fios, conexões e cuidados com a eletricidade passam a impressão de que o trabalho é complicado demais para ser feito em casa, e que sempre há necessidade de auxílio profissional. Na prática, o processo exige apenas atenção, algumas ferramentas básicas e compreensão do funcionamento do sistema elétrico. O segredo está em seguir respeitar as normas de segurança e garantir que a instalação seja feita em um circuito adequado.

Para te ajudar nesse processo, o TechTudo reuniu as principais orientações sobre instalação, troca e manutenção do chuveiro elétrico. A ideia é tornar o processo acessível, sem comprometer a segurança elétrica ou o desempenho do aparelho. A seguir, confira como escolher o modelo ideal, entender a parte elétrica e evitar erros que podem comprometer o uso do equipamento.

 Reprodução/Redes Sociais Aprenda como instalar o chuveiro elétrico — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Antes de começar, vale entender que instalar ou trocar um chuveiro elétrico envolve mais do que apenas conectar fios. A escolha do modelo certo, a análise da rede elétrica e os cuidados com a resistência fazem toda a diferença para garantir segurança e desempenho. Por isso, você encontrará os seguintes tópicos nesta matéria:

  1. Cuidados para tomar antes de instalar um chuveiro elétrico
  2. Como escolher um chuveiro elétrico?
  3. Como instalar chuveiro elétrico?
  4. Como trocar chuveiro elétrico?
  5. Como trocar resistência do chuveiro elétrico?
  6. Chuveiro elétrico vale a pena?

1. Cuidados para tomar antes de instalar um chuveiro elétrico

Antes de começar a instalação, desligue o disjuntor responsável pelo circuito do banheiro e verifique se não há passagem de corrente nos fios. Para se certificar de que não há nenhuma corrente elétrica passando pelos fios após o desligamento, encoste a ponta da chave teste em um terminal de energia. Caso a luz se ascenda, é sinal que ainda há uma corrente elétrica passando e que você não deve iniciar o processo.

2. Como escolher um chuveiro elétrico?

O primeiro passo é observar a potência e a voltagem. Em locais com sistema 220 V, o aquecimento é mais eficiente e o consumo tende a ser menor. Já em redes 127 V, a escolha deve priorizar modelos de menor potência para evitar sobrecarga. Outros pontos importantes são a potência, a pressão da jato de água, o formato do chuveiro, o design e o tamanho disponível. Você pode conferir todos os detalhes de cada um deles nesta matéria.

 Divulgação Temperatura da água do chuveiro elétrico — Foto: Divulgação

3. Como instalar chuveiro elétrico?

Após a compra, a instalação é o passo a ser dado. Para isso, você pode fazer por conta própria ou chamar um técnico especializado. Caso opte por fazer você mesmo, siga o tutorial abaixo:

  1. Com a energia elétrica desligada, feche o registro do banheiro. Em seguida abra a torneira do chuveiro para eliminar as sujeiras da tubulação. Assim que a água parar de sair, feche novamente.
  2. Após isso, é hora de fazer a fixação do chuveiro no ponto de água. Use fita veda-rosca nas conexões para evitar vazamentos.
  3. Depois, conecte os fios de fase e neutro conforme a voltagem do aparelho. Eles sempre devem ser instalados de par em par. Comece juntando o fio neutro do chuveiro com o neutro da parede (ambos devem ser azuis). Em seguida, conecte o fio terra (que pode ser verde ou verde e amarelo) e finalize juntando o fio fase, que pode ser encontrado em vermelho, preto o marrom.
  4. Ainda com a energia elétrica desligada, abra o registro de água e verifique se há vazamentos. Se tudo estiver correto, religue a energia elétrica do banheiro.

4. Como trocar chuveiro elétrico?

Para substituir um chuveiro antigo, o procedimento é semelhante à instalação inicial. Desligue o disjuntor, feche o registro de água e remova o modelo antigo. Limpe as conexões e confira se o novo aparelho possui as mesmas especificações elétricas. Entretanto, vale alertar que, se houver diferença de potência entre os chuveiros, o disjuntor e a fiação podem precisar de atualização.

 Reprodução/Dunard Chuveiro elétrico x chuveiro eletrônico — Foto: Reprodução/Dunard

5. Como trocar resistência do chuveiro elétrico?

A resistência é o componente responsável pelo aquecimento da água e uma das partes que mais sofrem desgaste. Quando queima, o banho fica frio mesmo com o aparelho ligado. Para trocar, siga os passos:

  1. Desligue a rede elétrica do banheiro e utilize uma chave de teste para confirmar que não há corrente no circuito.
  2. Feche o registro de água e desencaixe o chuveiro com cuidado.
  3. Observe a posição da resistência antiga dentro do corpo do chuveiro e retire-a com auxílio de um alicate.
  4. Instale a nova resistência na mesma orientação da anterior, encaixando firmemente nos contatos.
  5. Monte novamente o chuveiro e abra o registro de água.
  6. Religue a rede elétrica e teste o funcionamento nas diferentes temperaturas.
 Reprodução/Redes Sociais Resistência chuveiro elétrico — Foto: Reprodução/Redes Sociais

6. Chuveiro elétrico vale a pena?

Sim, o chuveiro elétrico continua sendo uma opção eficiente e acessível para um banho quentinho e confortável. Seu custo inicial é menor que o de sistemas a gás e os chuveiros eletrônicos, e a instalação e a manutenção são bem simples. Além disso, o aquecimento não depende de tubulações complexas e há diversos modelos, marcas, potências, designs e tamanhos disponíveis no mercado.

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro