9 meses atrás 18

Como limpar máquina de lavar por dentro? Veja passos e o que não fazer

A máquina de lavar é responsável por fazer a higienização das peças de roupa, sejam elas toalhas, lençóis, cobertores, calças ou roupas íntimas. Porém, para que o eletrodoméstico cumpra a sua função e entregue roupas bem lavadas, é imprescindível que ele não esteja com acúmulo de sujeira, sabão, mau cheiro e mofo na parte de dentro. Sendo assim, a necessidade de fazer uma limpeza regular no interior é a principal forma de mantê-la apta para cumprir o seu papel, além de evitar o surgimento de defeitos e, consequentemente, prejuízo financeiro.

Além da limpeza, os cuidados com a manutenção também não devem ser deixados de lado. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia para ensinar aos consumidores a frequência com que o interior da máquina de lavar deve ser limpo, quais os materiais e produtos para usar, como fazer a higienização do jeito correto e o que é preciso evitar. Confira o guia completo.

Como limpar máquina de lavar por dentro? Veja passos e o que não fazer — Foto: Divulgação/Panasonic Como limpar máquina de lavar por dentro? Veja passos e o que não fazer — Foto: Divulgação/Panasonic

Como fazer a limpeza do interior da máquina de lavar?

Antes de começar a lavar a parte interna da máquina, é importante ler o manual de instruções do fabricante. Afinal, cada modelo possui as suas especificidades e fazer algo que não é recomendado pela marca pode comprometer o funcionamento do eletrodoméstico. No índice a seguir, veja os tópicos abordados ao longo da matéria:

  1. Quando limpar o interior da máquina?
  2. O que usar para limpar a máquina de lavar por dentro?
  3. Como limpar máquina de lavar por dentro
  4. O que não fazer ao limpar a máquina de lavar por dentro?

1. Quando limpar o interior da máquina?

É comum que, quanto mais a máquina for utilizada em uma residência, mais vezes ela precisará de uma limpeza completa. Afinal, tanto os restos de sabão em pó e amaciante quanto sujeiras, fiapos, bactérias e odores das roupas tendem a se acumular mais rapidamente no interior quando o aparelho é usado com mais frequência.

Por isso, o recomendado é limpar o interior da máquina pelo menos a cada 1 ou 2 meses. Vale destacar que, caso sinta a necessidade de realizar a higienização antes desse intervalo, não hesite, especialmente se o seu eletrodoméstico for utilizado com frequência durante a semana. Além disso, alguns aparelhos possuem avisos visuais no painel para indicar quando é hora de limpar.

 Reprodução/Shutterstock É preciso lavar todos os compartimentos internos para retirar sujeiras, fiapos e resíduos de produto acumulados — Foto: Reprodução/Shutterstock

2. O que usar para limpar a máquina de lavar por dentro?

Para uma limpeza eficaz e rápida do compartimento interno da máquina, a marca LG recomenda o uso de vinagre branco e bicarbonato de sódio. Os dois produtos possibilitam múltiplos usos no aparelho, seja no dispensador ou no tambor. Ainda, possuem capacidade antioxidante, responsáveis por ajudar a eliminar odores e possíveis mofos ou manchas de ferrugem.

Além disso, alguns fabricantes também indicam a água sanitária sem cloro para fazer a higienização, apesar de não ser uma recomendação geral, pois o uso excessivo tende a deixar resquícios de produto, que podem estragar peças de roupa e até mesmo danificar a máquina.

 Reprodução/Amazon Alguns produtos como vinagre, água sanitária sem cloro e bicarbonato de sódio podem ajudar na limpeza — Foto: Reprodução/Amazon

Para uma limpeza mais simples, usar água, detergente neutro e um pano pode ser uma solução rápida de não deixar fiapos, poeiras e mofo na vedação. Fazer isso é uma forma de conseguir espaçar mais as limpezas pesadas, visto que uma manutenção semanal já ajuda a evitar acúmulos de sujeira.

3. Como limpar máquina de lavar por dentro

Como limpar o cesto da máquina de lavar (tambor)

Antes de limpar qualquer compartimento da máquina de lavar, primeiro é preciso certificar-se de que ela está desligada da tomada e completamente vazia. Para quem optar pelo uso do vinagre branco, uma opção é colocar o produto em um borrifador e espirrar pelo interior da máquina. Em seguida, passar um pano para conseguir retirar as sujeiras grudadas, seguido por um pano úmido para remover os resquícios do vinagre.

No entanto, é importante ressaltar que não é recomendado o uso frequente desta substância, principalmente próximo à vedação do aparelho. Afinal, utilizar o vinagre muitas vezes pode causar a corrosão da borracha. Nos modelos equipados com ciclo de limpeza, basta acionar o botão e adicionar detergente ou água sanitária, a depender das recomendações do fabricante.

Como limpar o filtro da máquina de lavar

Nas máquinas de lavar com abertura frontal, costuma haver uma pequena tampa na parte externa inferior. Já nos modelos com abertura superior, é necessário verificar se o filtro está dentro do agitador central ou em alguma parte da borda superior do tambor. Se houver qualquer dificuldade em localizar o filtro, não hesite em consultar o manual de instruções. Ao removê-lo, é normal que esteja úmido, mas basta usar uma toalha de papel para remover possíveis resíduos de produto e fiapos da parte externa do recipiente.

 Reprodução/Electrolux O filtro da máquina de lavar é a parte que mais absorve sujeiras e fiapos, então deve ser limpo mesmo se tiver função autolimpante — Foto: Reprodução/Electrolux

Em seguida, retire a tela e deixe-a de molho em água quente por alguns minutos para facilitar a remoção de sujeiras, resquícios de sabão, amaciante e fiapos. Após esse processo, seque tudo completamente, encaixe a tela e coloque o filtro novamente na máquina. Caso a máquina de lavar seja equipada com um filtro autolimpante, vale destacar que ele também precisa de limpeza, embora com menos frequência que os outros tipos de filtro.

Como limpar dispenser de sabão da máquina de lavar

Atualmente, a maioria das máquinas de lavar possui dispenser de sabão. Por ser o local onde os produtos são adicionados, é comum que fiquem resíduos que, quando não limpos, se acumulam e formam crostas, ou até mesmo contribuem para o surgimento de mofo. A gaveta geralmente fica na parte interna e pode ser removida com facilidade para a limpeza.

Uma vez retirada do aparelho, é recomendado que o recipiente seja colocado de molho em uma solução de água e vinagre ou de água e detergente neutro. Enquanto ela estiver de molho, aproveite para higienizar também o interior da gaveta, especialmente a parte superior. Para isso, um pano com água e vinagre pode ser suficiente, mas, se houver sujeiras difíceis de remover, uma escova de dentes velha pode ajudar no processo.

 Reprodução/Freepik O dispenser costuma ficar com restos de sabão e amaciante e, por isso, tem maior disposição ao surgimento de mofo — Foto: Reprodução/Freepik

Após esse procedimento, retire a gaveta da solução e use uma esponja macia para remover os resíduos de sabão acumulados, que estarão mais maleáveis e fáceis de limpar. Para finalizar, enxágue bem e seque a gaveta completamente antes de colocá-la novamente na máquina.

Como limpar a borracha da porta?

A borracha de vedação da porta da máquina de lavar é uma das partes mais propensas a acumular sujeira e desenvolver mofo. Isso ocorre porque ela é uma área pequena e mais escondida, embora seja de extrema importância. No caso de modelos com lavagem em água quente, a LG, por exemplo, recomenda a limpeza da borracha com bicarbonato de sódio, utilizando um ciclo vazio a 90°C.

Ao fim do processo, use um pano úmido com detergente para remover qualquer sujeira que tenha permanecido na borracha após a lavagem. Depois, seque com um pano seco e deixe a tampa aberta para garantir que todos os compartimentos do eletrodoméstico sequem completamente.

Outras formas de limpar a borracha incluem o uso cuidadoso (e sem excesso) de vinagre branco ou água sanitária, com a ajuda de um cotonete, que pode alcançar até as dobras mais difíceis para remover as sujeiras. Ao terminar, retire os resquícios do produto com um pano úmido e, em seguida, seque tudo.

 Reprodução/Pixabay A borracha da máquina de lavar é responsável pela vedação e precisa de um cuidado especial durante a limpeza — Foto: Reprodução/Pixabay

4. O que não fazer ao limpar a máquina de lavar por dentro?

Entre as recomendações sobre o que não deve ser feito na limpeza interna da máquina de lavar, uma das principais é evitar o uso conjunto de vinagre e água sanitária. Isso porque, quando combinados, esses produtos podem liberar vapores tóxicos, o que pode prejudicar o funcionamento do aparelho. Além disso, evite o uso de esponjas e materiais abrasivos para remover sujeiras mais difíceis, pois eles podem danificar os compartimentos.

Sempre remova completamente os resíduos dos produtos utilizados ao final do processo, pois o acúmulo desses resíduos também pode comprometer o desempenho do aparelho. Utilize panos limpos e umedecidos e, se necessário, execute um ciclo de lavagem simples sem nenhum produto, para garantir que tudo foi removido.

Com informações de G1, LG, Ad It Yourself, Good Housekeeping.

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro