3 meses atrás 38

Como pedir ao Gemini um ensaio fotográfico? Saiba gerar fotos realistas com IA

Com o aumento do número de trends relacionadas ao Gemini Google, uma dúvida que surge é como solicitar a IA do Google um ensaio fotográfico. Muitos usuários recorrem à inteligência artificial (IA) para gerar fotos realistas, mas, para que o resultado seja satisfatório, é preciso seguir algumas dicas. A principal delas é fornecer o maior número possível de detalhes sobre os elementos que compõem a imagem — como o personagem, o cenário, os itens presentes no ambiente, entre outros. Além disso, para que a imagem tenha um tom realista, é importante incluir no prompt sugestões técnicas, como enquadramento e tipo de iluminação. A seguir, veja como gerar imagens realistas com o Gemini.

Como pedir ao Gemini um ensaio fotográfico? Saiba gerar fotos realistas com IA — Foto: Gerada pela IA Gemini Flash Image 2.5 Como pedir ao Gemini um ensaio fotográfico? Saiba gerar fotos realistas com IA — Foto: Gerada pela IA Gemini Flash Image 2.5

Como pedir ao Gemini um ensaio fotográfico: passo a passo

A criação de um ensaio fotográfico no Gemini começa com a descrição detalhada de quatro elementos essenciais: o sujeito, o cenário e a composição, o estilo técnico da foto e a finalização. Abaixo, entenda melhor sobre cada um desses pontos e veja exemplos para montar seu prompt.

Para começar, descreva a pessoa ou personagem que você deseja na imagem. A descrição deve conter o máximo de detalhes possível, incluindo características físicas — como cabelo, olhos, idade, etnia —, além da roupa e da expressão facial (feliz, triste, sorridente etc.). Exemplo: "Uma mulher jovem, de cabelo ruivo ondulado, vestindo um vestido de seda azul-marinho."

Além do elemento principal, descreva também qualquer item ou detalhe visual importante para a composição da imagem. Exemplo: "Uma garrafa de perfume vintage com tampa dourada."

Caso você queira criar um ensaio a partir de fotos próprias, envie as imagens para o Gemini e forneça instruções claras sobre o que ele deve fazer com elas. Exemplo: "O usuário enviará três fotos de si mesmo. O Gemini deve criar um retrato com a mesma pessoa, mas no estilo de pintura a óleo do século XIX."

 Reprodução/IA/Gemini Flash 2.5 Imagem gerada a partir de um prompt demonstrativo — Foto: Reprodução/IA/Gemini Flash 2.5

Agora é hora de definir o ambiente e a disposição dos elementos na foto. O primeiro passo é escolher onde o sujeito estará. As possibilidades são infinitas: uma rua movimentada em Tóquio, no Japão; uma praia ao pôr do sol; um estúdio minimalista; ou até mesmo a superfície de Marte.

A partir da definição do cenário, descreva detalhadamente os demais elementos que estarão em cena. Pense em tudo que pode enriquecer a composição: gotas de chuva escorrendo pela janela, um buquê de flores sobre a mesa, um neon roxo ao fundo — qualquer detalhe visual que contribua para a atmosfera da imagem.

Por fim, defina o enquadramento da "câmera". Informe ao Gemini se a imagem deve ser em close-up, plano americano, corpo inteiro, ângulo picado, panorâmica ou qualquer outro tipo de enquadramento que você preferir.

 Reprodução/IA/Gemini Flash 2.5 Imagem gerada a partir de um prompt demonstrativo — Foto: Reprodução/IA/Gemini Flash 2.5

3. Estilo técnico da foto

A próxima etapa envolve elementos fundamentais na elaboração do prompt, pois determinam o aspecto visual e a técnica que serão aplicados na geração da imagem pela IA. Caso você não domine a parte técnica da fotografia, vale a pena fazer uma pesquisa rápida para se inspirar.

A primeira pergunta é: qual será a textura da imagem? Ela será uma fotografia em alta resolução ou uma pintura a óleo? O Gemini também pode gerar resultados com outras mídias, como desenho a lápis, arte digital ou até mesmo com a estética de um filme de cinema em 35mm.

Se optar por uma fotografia em alta resolução, defina um estilo específico. Você pode, por exemplo, sugerir ao Gemini que a imagem siga o estilo street photography de Martin Parr, uma foto de produto com estética clean e minimalista, ou um retrato editorial inspirado na revista Vogue.

Por fim, defina o tipo de iluminação desejado. Se quiser algo leve e suave, sugira o uso de luz de estúdio difusa (softbox). Caso o cenário seja uma praia, recomende a luz natural dourada do pôr do sol (golden hour). Mas se preferir uma atmosfera mais intensa e dramática, indique ao chatbot o uso de sombras marcantes e contrastadas (chiaroscuro).

 Gerada pela IA Gemini Flash Image 2.5 Imagem estilo revista Vogue gerada com inteligência artificial — Foto: Gerada pela IA Gemini Flash Image 2.5

O último elemento do processo de criação de imagem no Gemini é a finalização. Este tópico reúne palavras-chave que garantem a qualidade e o toque final do resultado.

Para definir a qualidade da imagem, utilize termos como "ultra-detalhado", "4K", "fotorrealista" ou "renderização fotorrealista". Essas expressões ajudam o Gemini a entender o nível de precisão e acabamento desejado.

Além disso, você pode sugerir efeitos de lente para enriquecer o resultado. Exemplos incluem: "profundidade de campo rasa (bokeh)" ou "feito com lente de 50mm". Esses detalhes dão à imagem um aspecto mais profissional e cinematográfico.

Exemplo de prompt ideal para o Gemini

Como exemplo prático para esta matéria, pedimos ao Gemini o "retrato fotorrealista de um homem de 35 anos, barba por fazer, vestindo um blazer cinza. O cenário é um escritório luxuoso com vista para a cidade à noite. O ângulo deve ser um plano médio, com ele ligeiramente sorrindo, encostado na mesa. A imagem deve usar iluminação dramática (low-key) com sombras fortes e um efeito bokeh na janela para embaçar o fundo. Qualidade: Ultra-detalhada, 8K". Com este prompt, o resultado gerado pela IA foi a foto abaixo. Para ter fotos bem parecidas com você, também é possível subir sua própria foto no Gemini, para que a inteligência artificial possa capturar ainda melhor as suas características - desde que você peça para a IA mantê-las.

 Reprodução/IA/Gemini Flash 2.5 Imagem ultra-detalhada gerada com o Gemini — Foto: Reprodução/IA/Gemini Flash 2.5

Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro