1 mês atrás 14

Como serão os aviões Embraer E2 da Latam e o que a empresa quer com eles?

Hoje, apenas a Azul opera esse modelo no país em operações regulares. A estratégia permite à Latam um crescimento nas operações diante da escassez e das longas filas de espera para adquirir aviões de outros fabricantes, como Boeing e Airbus.

Como serão os E2 da Latam?

Concepção artística do avião Embraer E195-E2 com a pintura padrão da Latam sobrevoando o Rio de Janeiro
Concepção artística do avião Embraer E195-E2 com a pintura padrão da Latam sobrevoando o Rio de Janeiro Imagem: Divulgação/Embraer

O avião terá capacidade para até 136 passageiros, e será usado em rotas estratégicas da empresa. Embora os trajetos ainda não tenham sido divulgados, eles devem ligar capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A configuração será a conhecida como premium economy, mais espaçosa que a econômica tradicional, mas não tanto quanto a executiva. Esses aviões já são conhecidos por terem um conforto maior, até pelo fato de suas fileiras serem compostas apenas por dois assentos, sem a poltrona do meio.

Os primeiros modelos recebidos irão para a operação da Latam Brasil, braço brasileiro da Latam Airlines, já com opção de wi-fi a bordo. Com a entrada do modelo em operação, a empresa deve abrir mais 35 novos destinos, sendo a maioria no Brasil, além de otimizar o dimensionamento de algumas rotas.

Continua após a publicidade

O modelo é capaz de operar em pistas menores que o A320, atual carro-chefe dos voos domésticos da companhia, que continuará em operação ao lado do novo modelo. Em contrapartida, tem 38 assentos a menos em comparação com o modelo da Airbus, permitindo melhor adaptação a alguns trechos da malha onde não houver tantos passageiros que justifiquem um voo com maior capacidade, por exemplo.

Curiosamente, a empresa já operou aviões Embraer até a década de 1990, quando ainda era apenas TAM. O modelo era o turboélice Bandeirante, o primeiro modelo da fabricante brasileira, com capacidade para até 24 lugares.

O E195-E2

 Modelo é o maior fabricado no Brasil
Avião Embraer E195-E2 com a pintura Profit Hunter: Modelo é o maior fabricado no Brasil Imagem: Divulgação/Embraer

O E-195-E2 é o maior avião de passageiros produzido no Brasil. A familia E-Jet da Embraer, da qual esse modelo faz parte, colocou a empresa em uma posição de destaque mundialmente, numa categoria onde há pouca ou nenhuma concorrência, dependendo da versão do jato.

Os E2 são a segunda geração dos E-Jets, e já contam com 140 unidades entregues. Ainda há mais 190 pedidos firmes, sem contar o as encomendas da Latam e a compra de até 100 unidades do avião pela Avelo, dos EUA.

Continua após a publicidade

Entre os principais operadores do modelo no mundo estão a KLM Cityhopper, Scoot, Hunnu Air, Mexicana, Binter Canarias, Nauru Airlines, Virgin Australia Regional Airlines e a brasileira Azul Linhas Aéreas.

Sua versatilidade lhe permite operar em aeroportos considerados mais difíceis, como o London City Airport, em Londres (Inglaterra), e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, conhecidos por necessitarem de procedimentos especiais para pouso. O modelo também está certificado para operar com mistura de até 50% de combustível sustentável de aviação, o SAF (Sustainable Aviation Fuel).

Ficha técnica

Modelo: E195-E2
Fabricante: Embraer
Comprimento: 41,5 metros
Altura: 10,9 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 35,1 metros
Velocidade: Até cerca de 870 km/h
Capacidade: Até 146 assentos (dependendo da configuração de cada cliente)
Configuração: dois assentos de cada lado do corredor
Autonomia: 5.556 km de distância totalmente carregado
Peso máximo de decolagem: 62 toneladas
Altitude máxima de voo: 12,5 km acima do nível do mar

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro