Muitas vezes ignorados, aqueles aparelhos eletrônicos antigos podem ganhar nova vida quando reaproveitados para atividades além de sua função original. Isso porque, dispositivos que antes pareciam ultrapassados se tornam ferramentas úteis em novos contextos. É possível, por exemplo, transformar um celular velho em MP3, controle de TV e até webcam sem fio. Além de poupar dinheiro, essa estratégia evita o descarte precoce, ampliando o ciclo de uso de aparelhos de forma sustentável.
Um computador antigo, por sua vez, pode ser adaptado para o uso infantil, ou convertido em um servidor. Já uma câmera de segurança obsoleta pode ser reaproveitada como babá eletrônica ou até mesmo ser usada para monitorar pets. A seguir, o TechTudo te mostra essas e outras formas de reaproveitar seus eletrônicos antigos em novas funções.
A seguir, veja formas de reaproveitar seus eletrônicos antigos em novas funções. — Foto: Foto: Barbara Mannara/TechTudo Reaproveitar um eletrônico antigo não é só questão de economia, mas também de sustentabilidade. Afinal, ao realizar o reaproveitamento estamos evitando que mais lixo tecnológico seja gerado no planeta. Confira abaixo todas as dicas que serão abordadas no texto e leia os pontos para entender como fazer cada uma:
- Como reutilizar celular velho?
- Como aproveitar tablet antigo?
- Como reaproveitar computador velho?
- O que fazer com uma câmera de segurança velha?
1. Como reutilizar celular velho?
A grande profusão de lançamentos de smartphones faz com que todos anos muitos aparelhos sejam substituídos por novos. Nesse ciclo acelerado, os dispositivos antigos acabam sendo tratados como completamente obsoletos, quando, na verdade, podem ser bastante úteis em diferentes contextos do dia a dia.
Comece restaurando o aparelho para as configurações de fábrica, isso libera espaço, melhora o desempenho e remove apps desnecessários. Depois, conecte-o ao Wi-Fi e instale apenas o essencial: um app de streaming como Spotify, Deezer ou YouTube Music.
No aplicativo escolhido, faça login e baixe suas playlists favoritas para ouvir offline, evitando consumo de dados. Para otimizar o uso, ative o modo avião, desative notificações e ajuste as configurações de energia para economizar bateria. Por fim, conecte fones de ouvido, caixas Bluetooth ou até o sistema de som do carro, e pronto. Agora, o celular se torna um player de música dedicado.
Use o seu celular antigo como um aparelho MP3 baixando somento o essencial — Foto: Marvin Costa/TechTudo Controles de TV são bem conhecidos por ficarem perdidos pela casa ou darem defeito após seguidas quedas no chão. Nesse cenário, um smartphone antigo pode ser uma solução prática e eficiente. Ao instalar aplicativos de controle remoto compatíveis com a TV, muitos funcionando via Wi-Fi ou infravermelho - de acordo com o modelo do celular, ele se transforma em um controle universal sempre à mão. Nessas aplicações é possível trocar de canal, acessar o menu, mexer no volume, ligar e desligar o aparelho.
— Foto: Rafael Leite/TechTudo Outra opção de uso interessante para o seu antigo smartphone é transformá-lo em uma câmera de segurança. Aplicativos como AlfredCamera, Manything e AtHome Camera permitem reutilizar o dispositivo para monitorar ambientes em tempo real, com acesso pelo seu celular principal.
Para transformar o celular antigo em uma câmera, comece conectando-o à rede Wi-Fi da sua residência para baixar um dos aplicativos mencionados anteriormente. Em seguida, configure uma conta, defina o celular antigo como “câmera” e o seu smartphone atual como “visualizador”. Por fim, posicione o dispositivo em um ponto estratégico da casa, como estantes, suportes ou tripés, mantendo-o sempre conectado ao carregador para evitar desligamentos.
Trasnforme o celular em câmera de segurança — Foto: Divulgação Por falar em celular sendo usado como câmera, aplicativos como DroidCam, Iriun Webcam e Camo podem transformar o seu aparelho antigo em uma webcam de maneira simples. No DroidCam, o processo se inicia baixando o software no computador através do site oficial. Já no smartphone, o app também deve ser baixado na Google Play Store. Certificando-se que ambos os dispositivos estão conectados à mesma rede Wi-Fi, abra o software no computador e no celular para emparelha-los. Para fazer isso, basta inserir no computador o número do IP e DroidCam Port que aparecem no celular.
A chamada para ação ajuda a finalizar o seu artigo — Foto: Reprodução/Unsplash/EmbedSocial 2. Como aproveitar um tablet antigo?
Tablets são dispositivos que muitas vezes contam com telas com resolução otimizada. No entanto, acabam se tornando rapidamente ultrapassados no desempenho, principalmente quando se tratam de dispositivos que não são topo de linha. Nesse cenário, é comum que diversos usuários tenham um desses aparelhos esquecidos em alguma gaveta. No entanto, alguns procedimentos simples podem trazer para eles um novo significado.
Um dos usos mais interessantes para tablets esquecidos é adaptá-los para funcionar como porta-retratos digitais. Nesse caso, o procedimento é muito rápido e simples. Comece agrupando em uma pasta as fotos que você deseja exibir e baixando aplicativos como Footoo, ou até utilizando apps nativos como o Google Fotos para Android. Após escolher o app, selecione a pasta de fotos e ative o modo de slideshow, ajustando o tempo entre fotos, transições e ordem de reprodução.
Para manter a exibição contínua, acesse as configurações do tablet e aumente o tempo de tela ligada, ou ative a opção de permanecer ativo durante o carregamento, além de desabilitar notificações para evitar interrupções. Posicione o tablet em um suporte de mesa, tripé, moldura adaptada ou fixado na parede e deixe-o conectado ao carregador para garantir funcionamento constante
Veja como transformar aquel velho tablet em um porta retrato digital — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo A falta de desempenho e constantes travamentos podem ser considerados os principais motivos que levam usuários a abandonar tablets. Essa deficiência, no entanto, não impede de direcionar o uso desses aparelhos para a leitura de livros digitais. Isso porque os apps utilizados para esse fim não costumam exigir muito espaço e memória da unidade.
Para fazer isso, comece baixando aplicativos como o Kindle Unlimited, Google Play Livros ou Kobo. Depois, ajuste as configurações do tablet para deixar a leitura mais confortável: ative o modo leitura ou filtro de luz azul, reduza o brilho da tela e aumente o tempo até o bloqueio automático. Por fim, deixe o tablet em um suporte ou capa dobrável para ler com as mãos livres e, se a bateria não for mais tão eficiente, mantenha-o conectado ao carregador durante o uso.
— Foto: Divulgação/Skeelo Para seguir aproveitando as configurações de tela do seu tablet antigo, também é possível transformá-lo em um monitor secundário. Isso pode ser feito via cabos ou wireless. Essa solução ajuda a ampliar a área de trabalho do computador, facilitando tarefas como edição de documentos, monitoramento de abas, organização de janelas e até o uso como display de apoio para videochamadas ou programas de criação.
É possvel transformar o seu tablet em um monitor auxiliar — Foto: Reprodução/XDA Developers Utilizando uma conexão física, é possível realizar o procedimento baixando o Wired XDisplay., que permite espelhar ou estender a tela do computador para o tablet via USB. Para fazer isso, comece instalando o aplicativo no tablet e o driver oficial no computador. Depois, conecte os dois dispositivos com um cabo USB e abra o app em ambas unidades. O sistema deve reconhecer o tablet automaticamente como uma tela extra, mas caso não aconteça, basta ajustar o modo de exibição nas configurações de vídeo do seu computador.
Para realizar o procedimento sem fio, baixe e instale o SpaceDesk no computador pelo site oficial e, em seguida, instale o app no celular ou tablet (Android ou iOS). Com os dois dispositivos conectados à mesma rede Wi-Fi, abra o aplicativo em ambos, selecione no mobile o nome do computador e toque para conectar. Assim, o tablet ou smartphone se torna um monitor secundário sem fio. Vale lembrar que o SpaceDesk funciona em Android e iOS, mas apenas com computadores Windows.
3. Como reaproveitar um computador velho?
Notebooks que estão pegando poeira em um quartinho, ou dentro de uma gaveta, também podem passar a assumir um papel importante adotando alguns procedimentos simples. Ainda que esses itens possam estar ultrapassados para atividades exigentes, como jogar e trabalhar, ainda é possível colocá-los à disposição de tarefas de processamento mais simples.
Ainda que um notebook antigo provavelmente não conte com um HD ou SSD de alta capacidade, ele deve ter espaço suficiente para funcionar como um servidor de documentos. Conectado à rede, este dispositivo funcionaria como uma “nuvem local”, de forma que os dispositivos que compartilham o mesmo Wi-Fi possam acessar livremente os documentos que estão salvos em seu disco rígido.
Para transformar um notebook antigo em um servidor de documentos, conecte-o ao seu roteador usando cabo Ethernet e configure pastas para acesso em rede. Defina permissões, crie usuários e ative a inicialização automática do serviço. Assim, seus arquivos ficam acessíveis a outros dispositivos na mesma rede, funcionando como um servidor de armazenamento local, sem depender da internet.
Notebook velho pode virar servidor de arquivos — Foto: Thiago Barros/TechTudo Ainda que as gerações mais jovens estejam mais conectadas que nunca à internet, na maioria das vezes a conexão é feita por celulares ou tablets. Quando o assunto é computador, a intimidade é muito menor. Diante disso, um bom uso para o seu notebook antigo é adaptá-lo para que as crianças do seu convívio o utilizem como ferramenta de aprendizado computacional.
Para fazer isso, antes de tudo é preciso formatar o seu notebook antigo para livrá-lo de vírus e arquivos inúteis ,que podem atrapalhar o desempenho da máquina. Durante o processo, você pode optar por um Windows “limpo”, ou por sistemas operacionais mais leves, como o Chrome OS. Com aplicativos leves, plataformas de ensino e até softwares de programação para iniciantes, o dispositivo se torna um espaço seguro para crianças explorarem novas habilidades e aprenderem de forma autônoma, transformando o temido tempo de tela em uma experiência educativa.
Crianças podem usar notebooks antigos como ferramenta de aprendizado — Foto: Pond5 Ainda que a tecnologia Wi-Fi tenha melhorado bastante, é comum que as residências tenham pontos cegos, ou seja, locais onde o sinal fica fraco ou inexistente. Se você tem um notebook parado, ele pode ser a solução para esse problema. Basta convertê-lo em um ponto de acesso Wi-Fi que o sinal da sua rede poderá chegar onde não chegava antes.
Para transformar um computador com Windows 10 em ponto de acesso Wi-Fi, clique em Iniciar > Configurações, acesse Rede e Internet e, no menu lateral, selecione Hotspot móvel. Em “Compartilhar minha conexão com a internet de” escolha a fonte da internet (Ethernet ou Wi-Fi). O sistema cria nome e senha automaticamente, mas você pode personalizá-los clicando em Editar, ajustando os campos e salvando. Por fim, ative a chave em “Compartilhar minha conexão com a internet com outros dispositivos” para começar a distribuir o Wi-Fi a partir do seu notebook.
Extensor de Wi-Fi é mais uma função de notebooks velhos — Foto: Imagem criada com IA/Canva.com 4. O que fazer com uma câmera de segurança velha?
Uma câmera de segurança antiga que tenha problemas como suporte quebrados, lentes arranhadas ou campo de visão limitado, pode ser reaproveitada de várias maneiras, especialmente quando direcionada a usos específicos em vez de monitoramento geral. Mesmo com qualidade de imagem mais simples ou recursos limitados, ela pode funcionar como babá eletrônica ou para o monitoramento de pets.
Para transformá-la em babá eletrônica, comece conectando a câmera à rede por Wi-Fi ou cabo e posicionando-a próxima ao berço, com o enquadramento voltado para um ponto fixo. Se o suporte estiver quebrado, improvise com um tripé, suporte articulado ou prateleira estável, sempre fora do alcance da criança.
Câmera com pequenos defeitos físicos pode servir para monitoramento fixo — Foto: Reprodução/Amazon Para o monitoramento de pets, a ideia é similar, mas com foco no comportamento e movimentação do animal. Posicione a câmera em um ponto que mostre áreas amplas onde o pet mais circula, como sala, corredor ou o local das caminhas. Recursos como detecção de movimento ajudam a identificar quando o animal se mexe, e a visualização remota permite observar hábitos, principalmente quando se está longe de casa.
Assista no vídeo abaixo: 6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar seu lar
6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/I/SIZ9ZmQcqyc1LfBxhFQw/uber-ifood.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/y/i/hA2kGoS1OXDZkr3di9ag/imagem-do-whatsapp-de-2025-11-12-a-s-10.55.17-ff22444b-1-.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/j/7/BsUMn8SfSRAtcAW52tcg/aplicativo-golpe.jpeg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro