O Spotify lançou o modo DJ, que transforma o aplicativo em uma espécie de “mesa de mixagem digital” e permite a criação de transições criativas entre as músicas de uma playlist. A novidade vai além do simples recurso de crossfade, já conhecido pelos usuários, e oferece ajustes detalhados de tonalidade, equalização, volume e até efeitos especiais para deixar a experiência de ouvir música mais personalizada. A seguir, confira o passo a passo para usar o modo DJ do Spotify, entenda o que significa cada uma das opções disponíveis na ferramenta e veja, ainda, quem pode usar essa novidade.
Modo DJ chega ao Spotify, permitindo que as transições entre as faixas sejam personalizadas pelo usuário — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Como usar o modo de DJ no Spotify?
Passo 1. No Spotify, acesse uma playlist criada por você e toque em “Mixar”. Depois, selecione o botão “Automático” - há vários botões iguais, visto que você poderá usar a mixagem na troca de todas as faixas da playlist.
Modo DJ está sendo liberado gradualmente aos assinantes do Spotify — Foto: Reprodução/Mariana Tralback Passo 2. No modo de mixagem, escolha uma das opções de transição na parte inferior da tela, como “Crossfade” e “Crescendo”. Para fazer alterações ainda mais completas, selecione “Volume” - destacado na cor azul;
Usuários podem escolher uma transição simples entre as músicas ou “brincar” com configurações mais avançadas, como um DJ — Foto: Reprodução/Mariana Tralback Passo 3. Escolha uma das opções disponíveis de volume; elas farão alterações na suavidade ou na rapidez com quem o áudio aumenta, ou diminui entre as duas faixas. De volta às opções de mixagem, selecione “EQ”;
Modo DJ conta com a possibilidade de equalizar, alterar o volume e adicionar efeitos entre as faixas — Foto: Reprodução/Mariana Tralback Passo 4. Na equalização, confira as opções para controlar as frequências sonoras, como “Troca de grave central”, “Corte rápido de graves” e “Corte longo de graves”. Depois, vá para “Efeitos”;
Todas as funcionalidades podem ser usadas de uma vez na mesma transição; usuário define os recursos que farão parte do seu set — Foto: Reprodução/Mariana Tralback Passo 5. Escolha um efeito para a transição. Você pode, por exemplo, selecionar uma opção que causa um efeito dramático na troca de uma faixa para outra. Ao finalizar as alterações, toque em “Salvar”, na parte superior direita da tela.
Ao finalizar as edições, basta salvar o resultado — Foto: Reprodução/Mariana Tralback O que significam as ferramentas no modo DJ do Spotify?
• BPM (Batidas Por Minuto): O BPM mostra a velocidade de uma música, ou seja, quantas batidas acontecem a cada minuto. Na mixagem, ele ajuda a deixar duas faixas no mesmo ritmo, evitando que a transição pareça estranha quando uma música é muito mais rápida ou lenta que a outra. A dica é sempre usar faixas com números próximos.
• 1A, 2B (e outros): Esses códigos são baseados na roda de Camelot, que organiza as músicas conforme a tonalidade. Assim, cada número e letra representa uma “chave musical”. Quando você mistura faixas em chaves compatíveis, a transição soa mais natural, sem choques entre notas que não combinam.
• EQ (Equalização): O EQ controla as frequências sonoras, como graves, médios e agudos. Na prática, ele permite destacar ou suavizar certas partes da música. Por exemplo: reforçar os graves para dar mais impacto ou reduzir os agudos para deixar a transição menos agressiva.
• Volume: Essa opção equilibra a intensidade das músicas durante a mixagem. Ela garante que uma faixa não entre muito mais alta que a anterior, mantendo uma experiência uniforme e sem sustos para quem está ouvindo.
• Efeitos: São recursos criativos que ajudam a conectar uma música à outra. É possível aplicar diferentes estilos de transição, como diminuir gradualmente a faixa que está acabando, aumentar a presença da próxima ou usar cortes mais marcados.
Quem pode usar o modo DJ no Spotify?
O modo DJ está disponível somente para assinantes da versão Premium do Spotify. Vale destacar, ainda, que por ser uma novidade, ele está chegando gradualmente para os usuários.
Quais playlists são compatíveis com o modo DJ?
Os usuários poderão “brincar” com o modo DJ somente nas playlists que eles mesmos criaram, sejam elas colaborativas ou não. O recurso não está disponível em playlists de outras pessoas, nem mesmo naquelas fornecidas pelo próprio Spotify, como as retrospectivas.
Veja também: O MDA25 vai começar!! 🏆🎉
O MDA25 vai começar!! 🏆🎉

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
16
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/j/39J1YASE2NZA0ILlrJ2w/red-dead-redemption-ps5-xbox-series-x-s-switch-2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/Y/u/jYtjBaRkORvGz1z6x7aw/galaxy-book-pro-360-scaled.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/z/n/olWth1RR2EI4G18Z8wZA/controle-joystick-gamesir-tegenaria-lite.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/r/9ejtKKTlAGiAeAUVtqrw/251202-montagem-crianca-casada-img1-desk.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro