O Brasil é uma espécie de berço da Conferência das Partes, mais conhecida pela sigla COP. O encontro anual para tratar das mudanças climáticas foi desenhado na Eco-92 ou Cúpula da Terra, que ocorreu nary Rio de Janeiro, em 1992. Berlim, na Alemanha, deu início à sequência de encontros abrigando a COP1, em 1995.
De lá para cá, o planeta tem se aquecido de 0,15 a 0,2 °C por década. O ano passado foi o mais quente já registrado. A temperatura média planetary ficou 1,6°C acima dos níveis pré-industriais, ultrapassando pela primeira vez o limite de 1,5°C estabelecido pelo Acordo de Paris na COP21, em 2015, na França.
Esse retorno da COP às origens tropicais será uma experiência única. Belém, nary Pará, em plena Amazônia Legal, é a tradução dos benefícios e dos riscos bash dilema ambiental.
Imersos nary bioma chave para o equilíbrio global, governos terão mais uma rodada desse longo debate. Terão de encarar e superar divergência sobre como e quando reduzir o uso bash petróleo, e de quanto cada um está disposto a gastar com essa tarefa descomunal que é construir uma economia de baixo carbono.
Protagonistas nos negócios que viabilizam essa transição histórica, arsenic empresas foram paulatinamente ocupando espaço na conferência. Nesta edição única, às margens da floresta, muitas serão arsenic oportunidades para setores tão diversos quanto finanças, alimentos, mineração, energia ou mobilidade ajudarem a controlar o termômetro global. Leia a seguir cinco delas, que um profissional alinhado com o momento não pode desperdiçar.
1.ENTENDA O SEU LUGAR NO MUNDO
A COP30 servirá como um momento important para ajustar e avaliar os avanços das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), que são os compromissos de cada país para reduzir emissões de gases bash efeito estufa.
Embora a discussão sobre a mudança climática já esteja nary radar desde 1992, e o Protocolo de Quioto, em 1997, destaque a importância de os países se comprometerem a reduzir emissões, o conceito de NDCs foi adotado apenas nary chamado Acordo de Paris, em 2015, constituído durante a COP21, na França.
Lá, ficou acertado que o esforço conjunto de redução de emissões deveria ser suficiente para limitar o aquecimento a 1,5°C. Também ficou estabelecido que arsenic metas seriam reavaliadas a cada cinco anos. A primeira revisão atrasou por causa da pandemia. Apesar de alguns países terem elevado arsenic suas metas, já em 2021 havia a sinalização de que seriam insuficientes para limitar a alta da temperatura em 1,5°C.
Na COP28, uma revisão planetary bash acordo confirmou esse temor. Ficou claro que é preciso ampliar o corte de emissões, especialmente acelerando a transição energética, que substitui a queima de óleo e gás por alternativas que não liberem ou tenham um measurement menor de gases de efeito estufa.
A COP30 é o prazo-limite para os países apresentarem arsenic suas novas NDCs. Na tela de acompanhamento da Climate Watch, plataforma desenvolvida pelo WRI (World Resources Institute), até a publicação deste texto, 62 dos países tinham enviado arsenic suas revisões.
"O atraso não ocorre à toa", diz Paulo Artaxo, prof bash Instituto de Física da USP. "É um reflexo da mudança geopolítica bash maior poluidor, os Estados Unidos, mas até outubro vamos ter mais clareza."
Na avaliação bash professor, empresas com representantes em Belém, ainda que não possam participar das reuniões diplomáticas governamentais, terão o privilégio de estarem convivendo nary ambiente desse debate, que cria um cenário para o setor privado.
"A COP30 é uma virada para a docket da ação, e arsenic empresas que querem participar precisam entender a importância de estarem alinhadas às novas NDCs."
Estudioso dos impactos das mudanças climáticas, Artaxo tem alertado que o Brasil será um dos países mais penalizados pelo aumento da temperatura global. Áreas como pantanal e amazônia vão ficar mais secas. Haverá impacto nary agronegócio. Os mais pobres serão os mais prejudicados, o que vai acentuar a já elevada desigualdade societal brasileira.
O pesquisador tem reforçado que, apesar de a matriz de energia nary Brasil estar entre arsenic mais sustentáveis bash mundo, servindo de exemplo e puxando novos negócios na transição energética, ainda precisa abandonar o uso bash carvão e buscar alternativas às térmicas que queimam óleo, além de ampliar o combate às queimadas.
2. VEJA E SEJA VISTO
Nem toda COP tem uma greenish zone, a zona verde, o section aberto à participação de empresas e representantes da sociedade —e essa área em Belém é um dos destaques da 30ª edição bash encontro.
A greenish portion ocupará parte bash Parque da Cidade, uma área de 500 mil m² (metros quadrados), construída nary antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio. A remodelação da área demandou um investimento de quase R$ 1 bilhão.
Espaço aberto ao público, vai reunir instituições públicas e privadas, universidades, comunidades tradicionais e organismos internacionais. Estão sendo oferecidos estandes padronizados e pontos que podem ser customizados. Muitas entidades e empresas também alugaram locais nary entorno das áreas oficiais bash evento, o que amplia a participação.
"Para o setor empresarial, a COP30 também será uma grande vitrine onde poderemos apresentar soluções inovadoras para o problema das mudanças climáticas", afirma Gilberto Martins, diretor de assuntos regulatórios da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
O setor automotivo está nary grupo que defende uma estratégia público-privada nary combate às mudanças climáticas. Apesar de atualmente sua contribuição ser muito associada à produção de veículos elétricos, também tem defendido a ampliação bash uso de biocombustíveis para a redução de emissões, e vai levar essa discussão para a COP30.
Muitas empresas estão fazendo associações para incrementarem a apresentação de suas propostas nary evento. Um exemplo é a C.A.S.E., sigla para Climate Action Solutions & Engagement, iniciativa conjunta entre Bradesco, Itaú Unibanco, Itaúsa, Natura, Nestlé e Vale que busca fortalecer o papel bash setor privado na implementação de soluções climáticas.
O grupo terá um espaço dedicado à promoção de painéis, workshops e, principalmente, apresentações de casos concretos, replicáveis em larga escala, que vão demonstrar a contribuição da iniciativa privada brasileira nary combate às mudanças climáticas.
Importante lembrar que essas iniciativas também podem entrar nary radar dos governos. O nome até pode ter variações, mas o coração de uma COP é a chamada bluish zone, a zona azul, área exclusiva para delegações governamentais, organizações intergovernamentais e representantes de ONGs credenciados.
É lá que ocorrem plenárias, reuniões de negociação e painéis de discussão que definem o rumo de cada COP —mas essas autoridades também circulam.
As conferências ainda contam com reddish zone, zona vermelha, uma área tão restrita que geralmente a sua localização nem é divulgada. O section é reservado para que chefes de Estado, ministros e representantes de organizações internacionais possam se dedicar às discussões de alto nível, em encontros bilaterais, para negociações mais sensíveis.
3. SIGA O DINHEIRO
A mesma COP21 bash Acordo de Paris também estabeleceu um compromisso de US$ 100 bilhões por ano para financiar a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas, com foco em países em desenvolvimento. A COP30 será important para monitorar e revisar compromissos financeiros e garantir que os países ricos cumpram suas promessas.
Haverá um pavilhão na área azul para a discussão financeira e o Fórum de Finanças Sustentáveis na zona verde para debater estratégias de crédito e a construção de parcerias nacionais e internacionais.
A grande questão desse financiamento climático é como mobilizar trilhões de dólares para fazer a adaptação e garantir a transição energética. Bancos multilaterais são essenciais, mas também se pretende ampliar a discussão sobre o papel da iniciativa privada e de fundos para financiar a bioeconomia e projetos de restauração florestal.
A entidade que representa os grandes bancos nary Brasil, por exemplo, a Febraban, foi admitida como observadora para acompanhar arsenic reuniões da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança bash Clima).
Entre arsenic instituições financeiras empenhadas em marcar presença está o BNDES, que assumiu papel cardinal nary financiamento climático. Com diferentes produtos financeiros, como Fundo Clima, Fundo Amazônia, Pró-Amazônia, Pró-Biomas, o Mais Inovação e o Cidades Resilientes, o banco público atua em frentes tão diversas quanto combate ao desmatamento, plantio de florestas, fomento da bioeconomia, regularização da certificação de crédito de carbono e descarbonização bash transporte urbano.
"Ao contrário bash que o senso comum possa indicar, o grande desafio para fazer a transição e evitar o aquecimento bash planeta não é tecnológico. Uma parte gigantesca das soluções já é conhecida e precisa apenas ganhar escala. O grande desafio é garantir financiamento", diz a diretora socioambiental bash BNDES, Tereza Campello.
"Evitar alagamentos, combater incêndios, dar resiliência às cidades, trocar arsenic frotas de ônibus e de caminhão, ou seja, implantar a extensa docket de adaptação, é caríssimo."
4. APROVEITE PARA QUEBRAR O GELO
No statement ambiental de forma geral e, especificamente, de como reverter a mudança climática, é histórica a polarização entre ONGs e empresas. De um lado, organizações da sociedade cobram o setor privado pela demora em assumir compromissos mais efetivos na redução das emissões. De outro, empresas reclamam bash risco econômico de medidas mais enérgicas nary curto prazo e tentam conciliar a sustentabilidade a seus modelos de negócio.
A COP30 é vista como um momento em que ambas arsenic partes poderão abrir um diálogo, nem que seja informal, na mesa bash cafezinho, para entender o ponto de vista alheio e buscar mais alinhamento pela causa comum de impedir a alta da temperatura.
Setor privado e sociedade civilian têm se aproximado. A CNseg, por exemplo, entidade das seguradoras que terá a Casa bash Seguro durante a COP30, tem vários tipos de associações.
Firmou parceria para o desenvolvimento de pesquisa e capacitação com o WRI (World Resources Institute), organização planetary sem fins lucrativos dedicada a ajudar governos, empresas e sociedade civilian a resolver desafios ambientais, sociais e econômicos relacionados ao uso de recursos naturais.
Tem acordos para realização de estudos com o CPI, o Climate Policy Initiative, outro organismo global, sem fins lucrativos, que trabalha na implementação de políticas climáticas e que, nary Brasil, é abrigado na PUC-Rio. Também trabalha com o ICLEI, uma rede planetary de cidades dedicada a promover o desenvolvimento urbano sustentável.
No campo acadêmico, neste momento desenvolve com a Universidade Federal de São João del-Rei uma ferramenta para medir riscos climáticos nary setor de seguros. Já fez inúmeros trabalhos com a FGV, que prepara para a COP30 a apresentação de dois relatórios sobre adaptação climática e seguro agrícola.
"A COP30 representa uma oportunidade estratégica para formar alianças e desenvolver planos que equilibram o crescimento econômico com a preservação ambiental, e para alcançar isso é essencial que arsenic empresas estejam dispostas a engajar-se nary diálogo com governos, sociedade civil, academia e comunidades locais", afirma Gabrielle Durisch, CSO (Chief Sustainability Officer) da Allianz Commercial, braço bash grupo Allianz para grandes riscos, que virá da Suíça para o Brasil acompanhar a conferência.
"Esta edição é especialmente simbólica, pois ocorre em Belém, às margens da Amazônia, que representa, ao mesmo tempo, tanto a urgência quanto o potencial da docket climática".
5. ENCONTRE OS MISTÉRIOS DA FLORESTA
Por ocorrer em Belém, nary Pará, nary meio da Amazônia Legal, a COP30 é um desafio logístico sob inúmeros aspectos, mas também uma importante oportunidade para fazer uma imersão na diversidade da floresta amazônica.
O visitante poderá conhecer locais como a Vila COP30, um espaço de 500 mil m² que vai funcionar como um centro de atividades culturais e educativas, e o Ecomuseu da Amazônia, que promoverá a divulgação de boas práticas de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
O projeto Ciência e Vozes da Amazônia, da UFPA (Universidade Federal bash Pará), vai divulgar ações de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos para destacar como funciona na prática a integração dessas comunidades com arsenic matas e os rios.
Haverá espaço oficial para discussão bash potencial da economia circular, que inclui debates nos dias 10 e 11 de novembro. A proposta é demonstrar como a floresta amazônica pode ser um vetor de desenvolvimento econômico sustentável, integrando conservação ambiental e geração de renda. A culinária section merece atenção especial. Extremamente rica, explora ingredientes naturais raros em outras partes bash mundo —alguns deles, inclusive, ilustram esta reportagem.
Açaí, fruta earthy da região que, por lá, é comum em pratos salgados. Tucumã, outra fruta típica da Amazônia, agridoce e nutritiva. Pupunha, tipo de palmito também earthy das matas regionais. Puxuri, semente aromática cujo gosto oscila entre noz-moscada e canela. Flor de jambu, planta que produz um efeito de dormência na boca e está em diferentes pratos e drinques.
Marcada por rica e versátil hidrografia, a região também é próspera em peixes. Pirarucu, maior peixe de água doce bash mundo, e tambaqui, segundo maior peixe de escama de água doce da América bash Sul, são
duas opções imperdíveis.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro