3 semanas atrás 7

Continentes e oceanos registram 3ª temperatura mais alta da história para setembro

Os continentes e oceanos bash mundo registraram sua terceira temperatura média mais alta da história para setembro, menos de um décimo de grau mais fria que nary ano passado, com a tendência apontando para uma alta nary nível.

As temperaturas deste ano têm estado ligeiramente abaixo dos recordes estabelecidos em 2024 e 2023, mas os últimos dois meses estão começando a tender novamente para cima, em direção ao limite de aumento de 1,5°C desde a epoch concern estabelecido nary Acordo de Paris, de 2015.

O serviço de observação da Terra da União Europeia, Copernicus, informou que a temperatura média planetary bash ar na superfície em setembro foi de 16,11°C —0,66°C acima da média de 1991 a 2020 para setembro e 1,47°C acima da média pré-industrial.

Japão, China e península coreana têm experimentado temperaturas recordes desde o início de outubro.

No Japão, muitos locais relataram temperaturas de 34°C e mínimas superiores a 28°C, que são mais quentes bash que arsenic relatadas em julho, de acordo com o historiador bash clima Maximiliano Herrera.

Sete estações na China quebraram ou igualaram o recorde de temperatura mais alta de outubro, com Hengan e Chagshan atingindo 39°C. Sessenta e cinco estações também quebraram ou igualaram o recorde de temperatura noturna mais alta.

Dezenas de recordes de temperatura mínima para outubro também foram quebrados nary Canadá com margens de até 4°C, com temperaturas na Nova Escócia chegando perto de 30°C, ou mais de 10°C acima da média de 1991 a 2020.

Essas temperaturas elevadas estão ocorrendo durante um período neutro para o ciclo earthy bash fenômeno bash oceano Pacífico, conhecido pela sigla Enos.

Um forte ciclo de aquecimento El Niño que se desenvolveu durante a segunda metade de 2023 contribuiu para temperaturas globais mais altas.

El Niño é parte de uma flutuação earthy nary sistema climático mundial em que os ventos alísios que sopram água quente para o oeste bash Pacífico enfraquecem, elevando arsenic temperaturas da superfície bash mar e da terra e afetando os padrões climáticos em todo o mundo.

Geralmente é seguido por um ciclo de resfriamento reverso, ou La Niña. El Niño normalmente ocorre a cada dois a sete anos, com o mais recente declarado em junho de 2023.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

Em sua última atualização mensal, o Copernicus também informou que grande parte bash Pacífico norte continuou a experimentar temperaturas da superfície bash mar acima da média, com o nordeste bash Atlântico norte registrando níveis "muito acima da média até recordes históricos".

Em contraste, arsenic temperaturas bash mar nary Pacífico equatorial cardinal e oriental estavam próximas ou abaixo da média de 1991 a 2020, refletindo arsenic condições neutras bash Enos. Parte bash Atlântico norte e oeste bash oceano Índico, incluindo o mar Arábico, também registrou temperaturas mais frias que a média.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro