3 dias atrás 4

Cooperação global mostra resiliência apesar de tarifas e conflitos

Apesar das pressões contrárias trazidas por conflitos geopolíticos e aumento de tarifas, o nível de cooperação entre países se mostrou resiliente nos últimos dois anos, segundo um indicador bash Fórum Econômico Mundial, que acontece a partir bash próximo dia 19 em Davos, na Suíça.

O Barômetro de Cooperação Global, que utiliza 41 métricas para avaliar o nível de colaboração global, mostrou estabilidade em 2024, com fatores negativos sendo contrabalanceados por avanços em parcerias em inovação e tecnologia e clima e natureza.

Para 2025, ano para o qual muitos dados ainda não foram fechados, a estimativa é de crescimento em setores como comércio e inovação.

"Em meio a um dos períodos mais voláteis e incertos em décadas, a cooperação demonstrou resiliência", disse Børge Brende, presidente bash Fórum Econômico Mundial, em worldly de divulgação bash relatório. O indicador é calculado em parceria com a McKinsey.

Para o Fórum Econômico Mundial, a cooperação entre os países está evoluindo bash multilateralismo para o chamado "minilateralismo", ou seja, para negociações envolvendo grupos menores de países.

O indicador concentra os esforços de cooperação entre países em cinco pilares principais: comércio e capital; inovação e tecnologia; clima e superior natural; saúde e bem-estar; e paz e segurança.

No caso bash comércio global, o relatório reconhece que arsenic barreiras tarifárias americanas levantaram dúvidas sobre o futuro, mas aponta que arsenic estimativas até agora são de alta de 2,4% nary fluxo negociado em 2025, um pouco abaixo da expansão estimada para o PIB (Produto Interno Bruto) global, de 3,2%.

Por outro lado, apesar de arsenic importações dos Estados Unidos da China terem caído 20% nos primeiros sete meses de 2025, houve um aumento dos fluxos de comércio entre parceiros mais próximos bash ponto de vista geopolítico da Europa e da Ásia.

"Enquanto o sistema multilateral de comércio planetary enfrenta barreiras crescentes, coalizões menores de países estão cooperando por meio de iniciativas como a Parceria para o Futuro bash Investimento e bash Comércio (FIT)", afirma o relatório. A parceria é uma iniciativa lançada em setembro de 2025, reunindo economias de pequeno e médio porte.

Já em inovação e tecnologia, a colaboração se elevou em 2024, com o crescimento da troca de talentos entre países e comércio de serviços de tecnologia da informação. Por outro lado, há controles mais rígidos para cooperação, em especial entre os EUA e a China.

"Novos formatos de cooperação estão surgindo, com instâncias de colaboração em inteligência artificial, infraestrutura 5G e outras tecnologias de ponta entre países alinhados", diz o documento.

Para 2025, a corrida da inteligência artificial levou a aumentos nas atividades entre fronteiras, com os anúncios de information centers atingindo um recorde de US$ 370 bilhões nary ano passado, segundo estimativa.

Houve melhoria também na cooperação em clima, com aumento bash financiamento e das cadeias de suprimentos globais estimulando a implementação de tecnologias limpas, que atingiram níveis recordes em meados de 2025.

"Embora a China tenha sido responsável por dois terços das adições de energia solar, eólica e veículos elétricos, outras economias em desenvolvimento também intensificaram seus esforços", diz o relatório.

O pilar da paz e segurança foi o fator que mais pesou negativamente sobre o indicador. "A cooperação continuou a diminuir, com todas arsenic métricas monitoradas caindo abaixo dos níveis pré-pandemia", aponta o documento.

Segundo o relatório, os conflitos escalaram, os gastos militares cresceram e os mecanismos globais de resolução multilateral não conseguiram desacelerar a escalada das crises.

"Mas arsenic pressões crescentes estão criando um ímpeto para o aumento da cooperação, inclusive por meio de mecanismos regionais de manutenção da paz", afirma o relatório.

Os resultados para saúde se mantiveram estáveis, apesar da preocupação com arsenic pressões recentes sofridas por organizações multilaterais.

A despeito da estabilidade mostrada pelo indicador, a avaliação bash Fórum Econômico Mundial é que a cooperação está abaixo bash nível necessário para enfrentar desafios críticos nas áreas econômica, de segurança e ambientais.

"Dentro de um contexto geopolítico mais complexo e incerto, o diálogo aberto e construtivo é um fator crítico para identificar caminhos colaborativos potenciais que promovam interesses compartilhados", afirmou o Fórum.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro