2 horas atrás 1

CPI do INSS aprova monitoramento de transações de advogado instruído por marqueteiro do PL

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do INSS aprovou nesta quinta-feira (16) o monitoramento das transações financeiras do advogado Eli Cohen, um dos primeiros a investigar os descontos irregulares em benefícios previdenciários.

O movimento foi articulado pelos aliados do governo federal, que o veem como um ator próximo da oposição que buscaria direcionar os trabalhos da comissão. Cohen afirma que é alvo de uma "destruição de caráter" por ter exposto as irregularidades.

A aprovação do requerimento foi por 21 votos a favor e 10 contra. O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) elaborará um relatório sobre as transações do advogado entre 2015 e 2025 e fornecerá os dados ao colegiado.

O requerimento foi feito pelo coordenador da bancada governista na CPI, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Ele mencionou, no documento, notícias sobre Cohen ter tido orientação de integrantes do PL antes de seu depoimento, um dos primeiros da comissão.

Na quarta-feira (16), a Folha revelou um áudio em que Cohen relata ter recebido dicas do marqueteiro do partido, Duda Lima, sobre como se portar na oitiva.

"No curso dos trabalhos desta Comissão, surgiram informações que indicam risco de interferência política e tentativa de coação sobre depoentes", argumentou Pimenta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro