Sabe quando a pessoa exagera na bebida e tem aquele impulso de enviar uma mensagem para o/a ex? No dia seguinte, quando o porre passa, a ressaca moral pode superar a indisposição física. Agora uma pergunta genuína: curtir stories de ex nas redes sociais também pode ser considerado constrangedor e até mesmo inconveniente? Será que essa ação tem impacto semelhante ao da situação descrita no início do texto?
A verdade é que o que pode parecer despretensioso e inocente pode revelar muito sobre o comportamento, as intenções ou mesmo a saúde mental de quem vive curtindo stories e postagens de ex. Obviamente não estamos nos referindo aqui aos casos em que o ex-casal mantém uma relação de cordialidade após o término – sim, é possível –; nessas situações, as curtidas e os comentários podem sim ser apenas uma interação entre conhecidos, sem que exista nenhum intuito oculto.
No entanto, se o término do relacionamento for recente ou ainda não foi superado, acessar as redes sociais do ex-parceiro ou da ex-parceira, assim como acompanhar e curtir seus stories, pode não ser fruto da mera curiosidade. Nesse sentido, a psicóloga, escritora, apresentadora e host do podcast Reset, Anahy D'Amico, conhecida, ainda, por suas participações no programa Casos de Família, do SBT, traz uma análise criteriosa à luz da psicologia sobre o tema. Confira!
Curtir stories de ex: o que esse gesto pode significar? Dra. Anahy D'Amico explica — Foto: Reprodução/Freepik O que curtir stories de ex pode revelar sobre você?
Você costuma acompanhar as redes sociais do seu ex ou da sua ex para, entre outras coisas, curtir seus stories? Entenda o que esse hábito pode significar e o quanto pode atingir a saúde mental de ambos. Apresentaremos, a seguir, os seguintes tópicos:
- Curtir stories de ex: o que isso pode significar?
- Quando vira problema?
- Dicas da psicóloga
1. Curtir stories de ex: o que isso pode significar?
É possível que seu relacionamento tenha terminado em comum acordo por uma incompatibilidade de ideias e objetivos de vida, ou porque o amor se transformou em amizade. Nesses casos, ambos podem decidir manter uma relação de cortesia em nome da história vivida, o que envolve, na realidade contemporânea, continuar acompanhando o/a ex nas redes sociais.
No entanto, esse cenário não é nem de longe o que costuma ocorrer quando o assunto é relacionamento amoroso. Em muitos casos, uma das partes não consegue seguir sua vida imediatamente após o término por motivos diversos, o que provoca em quem ainda sofre com o luto da separação uma necessidade de acompanhar a vida do/da ex através das redes sociais e tentar uma reaproximação. Dessa maneira, curtir os stories daquela pessoa não é um ato comum, desinteressado.
As motivações para esse comportamento podem ser diversas, segundo a psicóloga Dra. Anahy D'Amico, autora do livro O amor não dói, e incluem, além da curiosidade ou do ato falho – sem intenção consciente –, o resquício afetivo, em que o indivíduo se mantém interessado pela vida e pela rotina da outra pessoa; e a busca pelo contato indireto, uma maneira discreta de estar por perto e presente, porém sem interações diretas.
Embora curtir stories de ex não seja tão inoportuno quanto stalkear as redes sociais, inclusive por meio de perfis fake, ou enviar indiretas, por exemplo, tende a demonstrar interesse e dificuldade de se desapegar. "Claramente você ainda quer saber o que acontece na vida do ex. É uma forma de dizer: 'olha, eu ainda estou aqui'", explica Dra. Anahy.
Dra. Anahy D'Amico, psicóloga, em sua participação no programa "Casos de Família", do SBT — Foto: Foto: Instagram Se você tem esse hábito, já se perguntou se pode estar passando dos limites? Ainda que o alvo de toda essa atenção e curtidas não tenha se posicionado efetivamente sobre seu comportamento, é importante avaliar os impactos na sua vida assim como na vida do outro. De acordo com a Dra. Anahy, quando curtir as publicações e os stories do ex passa a ser um hábito compulsivo, difícil de controlar, e que resulte em sofrimento para a outra parte, pode ser o momento de buscar ajuda profissional.
Se, por outro lado, você é a vítima desse tipo de comportamento e se sente desconfortável ou até mesmo com medo, pode e deve buscar ajuda. Para Dra. Anahy, a psicoterapia é fundamental para que a pessoa perseguida compreenda e assimile seus sentimentos. Além disso, "é muito importante ter uma rede de apoio composta por amigos, familiares e pessoas que lhe transmitam familiaridade, confiança, proteção e segurança", completa a psicóloga.
Se você está sendo vítima de alguém com esse comportamento, pode e deve buscar ajuda — Foto: Reprodução/Freepik
Dra. Anahy D'Amico, psicóloga, escritora e apresentadora — Foto: Foto: Instagram Como explica a psicóloga e escritora, o fim do relacionamento implica, sobretudo, perda de rotina, planos, expectativas e, muitas vezes, até da identidade que se tinha em casal. Por isso, é compreensível a confusão de sentimentos nessas situações, mas é ainda mais importante compreender quando é hora de se libertar.
Se você tem dificuldade em abandonar esse hábito e seguir em frente após um término de relacionamento, Dra. Anahy D'Amico separou algumas dicas importantes que podem te ajudar a atravessar esse luto e se permitir construir seu futuro com plenitude:
- Reconheça e admita que existe uma dificuldade de desligamento para que, assim, seja possível tratar qualquer dor ou conflito;
- Reduza a exposição: curtir stories, stalkear ou revisitar conversas é como reabrir uma ferida. Silenciar, bloquear ou restringir é um ato de autocuidado, não de imaturidade;
- Substitua o hábito: toda vez que vier à sua mente a vontade de curtir, faça outra coisa; ligue para um amigo, tome um banho, faça um café, qualquer ação que tire o foco do/da ex;
- Reforce o autocuidado: pense em você, na sua saúde, no seu lazer; invista seu tempo em hobbies, carreira e novos vínculos;
- Trabalhe o luto amoroso: é preciso aceitar que o ciclo se encerrou;
- Pratique limites internos: pergunte-se se isso te aproxima ou te afasta da vida que você quer construir agora. Por isso, bloqueie ou silencie os stories dessa pessoa e redirecione essa energia para você.
Vídeo: Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!
Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
10
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/j/39J1YASE2NZA0ILlrJ2w/red-dead-redemption-ps5-xbox-series-x-s-switch-2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/Y/u/jYtjBaRkORvGz1z6x7aw/galaxy-book-pro-360-scaled.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/z/n/olWth1RR2EI4G18Z8wZA/controle-joystick-gamesir-tegenaria-lite.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/r/9ejtKKTlAGiAeAUVtqrw/251202-montagem-crianca-casada-img1-desk.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro