1 mês atrás 10

Curtir Stories de ex: o que isso revela sobre você? Psicólogo conta

Sabe quando a pessoa exagera na bebida e tem aquele impulso de enviar uma mensagem para o/a ex? No dia seguinte, quando o porre passa, a ressaca moral pode superar a indisposição física. Agora uma pergunta genuína: curtir stories de ex nas redes sociais também pode ser considerado constrangedor e até mesmo inconveniente? Será que essa ação tem impacto semelhante ao da situação descrita no início do texto?

A verdade é que o que pode parecer despretensioso e inocente pode revelar muito sobre o comportamento, as intenções ou mesmo a saúde mental de quem vive curtindo stories e postagens de ex. Obviamente não estamos nos referindo aqui aos casos em que o ex-casal mantém uma relação de cordialidade após o término – sim, é possível –; nessas situações, as curtidas e os comentários podem sim ser apenas uma interação entre conhecidos, sem que exista nenhum intuito oculto.

No entanto, se o término do relacionamento for recente ou ainda não foi superado, acessar as redes sociais do ex-parceiro ou da ex-parceira, assim como acompanhar e curtir seus stories, pode não ser fruto da mera curiosidade. Nesse sentido, a psicóloga, escritora, apresentadora e host do podcast Reset, Anahy D'Amico, conhecida, ainda, por suas participações no programa Casos de Família, do SBT, traz uma análise criteriosa à luz da psicologia sobre o tema. Confira!

 o que esse gesto pode significar? Dra. Anahy D'Amico explica — Foto: Reprodução/Freepik Curtir stories de ex: o que esse gesto pode significar? Dra. Anahy D'Amico explica — Foto: Reprodução/Freepik

O que curtir stories de ex pode revelar sobre você?

Você costuma acompanhar as redes sociais do seu ex ou da sua ex para, entre outras coisas, curtir seus stories? Entenda o que esse hábito pode significar e o quanto pode atingir a saúde mental de ambos. Apresentaremos, a seguir, os seguintes tópicos:

  1. Curtir stories de ex: o que isso pode significar?
  2. Quando vira problema?
  3. Dicas da psicóloga

1. Curtir stories de ex: o que isso pode significar?

É possível que seu relacionamento tenha terminado em comum acordo por uma incompatibilidade de ideias e objetivos de vida, ou porque o amor se transformou em amizade. Nesses casos, ambos podem decidir manter uma relação de cortesia em nome da história vivida, o que envolve, na realidade contemporânea, continuar acompanhando o/a ex nas redes sociais.

No entanto, esse cenário não é nem de longe o que costuma ocorrer quando o assunto é relacionamento amoroso. Em muitos casos, uma das partes não consegue seguir sua vida imediatamente após o término por motivos diversos, o que provoca em quem ainda sofre com o luto da separação uma necessidade de acompanhar a vida do/da ex através das redes sociais e tentar uma reaproximação. Dessa maneira, curtir os stories daquela pessoa não é um ato comum, desinteressado.

As motivações para esse comportamento podem ser diversas, segundo a psicóloga Dra. Anahy D'Amico, autora do livro O amor não dói, e incluem, além da curiosidade ou do ato falho – sem intenção consciente –, o resquício afetivo, em que o indivíduo se mantém interessado pela vida e pela rotina da outra pessoa; e a busca pelo contato indireto, uma maneira discreta de estar por perto e presente, porém sem interações diretas.

"Em outras situações, demonstra uma dificuldade em se desligar, o que pode acontecer quando o vínculo emocional não foi totalmente elaborado, então, as curtidas funcionam como um fio invisível de ligação." — Dra. Anahy D'Amico, psicóloga e host do podcast Reset.

Embora curtir stories de ex não seja tão inoportuno quanto stalkear as redes sociais, inclusive por meio de perfis fake, ou enviar indiretas, por exemplo, tende a demonstrar interesse e dificuldade de se desapegar. "Claramente você ainda quer saber o que acontece na vida do ex. É uma forma de dizer: 'olha, eu ainda estou aqui'", explica Dra. Anahy.

"Psicologicamente, todas essas atitudes fazem parte de um espectro de dificuldade de deslocamento, dificuldade de seguir em frente. Curtir stories pode ser visto como um estágio 'mais leve', mas pode evoluir para algo mais intrusivo." — Dra. Anahy, psicóloga e escritora.
 Instagram Dra. Anahy D'Amico, psicóloga, em sua participação no programa "Casos de Família", do SBT — Foto: Foto: Instagram

Se você tem esse hábito, já se perguntou se pode estar passando dos limites? Ainda que o alvo de toda essa atenção e curtidas não tenha se posicionado efetivamente sobre seu comportamento, é importante avaliar os impactos na sua vida assim como na vida do outro. De acordo com a Dra. Anahy, quando curtir as publicações e os stories do ex passa a ser um hábito compulsivo, difícil de controlar, e que resulte em sofrimento para a outra parte, pode ser o momento de buscar ajuda profissional.

"Quando a pessoa percebe que não consegue parar de curtir, mesmo querendo, quando sente ansiedade ou obsessão para saber da vida do(a) ex-companheiro(a) e quando o comportamento começa a atrapalhar a própria vida, o seu trabalho, novos relacionamentos e a sua autoestima, a ajuda mais indicada é a psicoterapia, que pode trabalhar questões de apego, luto amoroso e dependência emocional." — Dra. Anahy D'Amico, psicóloga.

Se, por outro lado, você é a vítima desse tipo de comportamento e se sente desconfortável ou até mesmo com medo, pode e deve buscar ajuda. Para Dra. Anahy, a psicoterapia é fundamental para que a pessoa perseguida compreenda e assimile seus sentimentos. Além disso, "é muito importante ter uma rede de apoio composta por amigos, familiares e pessoas que lhe transmitam familiaridade, confiança, proteção e segurança", completa a psicóloga.

"A vítima precisa validar as percepções e ter suporte emocional. Em casos mais graves, talvez seja necessário procurar orientação jurídica, já que esse comportamento pode evoluir para assédio ou perseguição" , reforça a escritora, psicóloga e apresentadora.
 Reprodução/Freepik Se você está sendo vítima de alguém com esse comportamento, pode e deve buscar ajuda — Foto: Reprodução/Freepik
 Instagram Dra. Anahy D'Amico, psicóloga, escritora e apresentadora — Foto: Foto: Instagram

Como explica a psicóloga e escritora, o fim do relacionamento implica, sobretudo, perda de rotina, planos, expectativas e, muitas vezes, até da identidade que se tinha em casal. Por isso, é compreensível a confusão de sentimentos nessas situações, mas é ainda mais importante compreender quando é hora de se libertar.

Se você tem dificuldade em abandonar esse hábito e seguir em frente após um término de relacionamento, Dra. Anahy D'Amico separou algumas dicas importantes que podem te ajudar a atravessar esse luto e se permitir construir seu futuro com plenitude:

  • Reconheça e admita que existe uma dificuldade de desligamento para que, assim, seja possível tratar qualquer dor ou conflito;
  • Reduza a exposição: curtir stories, stalkear ou revisitar conversas é como reabrir uma ferida. Silenciar, bloquear ou restringir é um ato de autocuidado, não de imaturidade;
  • Substitua o hábito: toda vez que vier à sua mente a vontade de curtir, faça outra coisa; ligue para um amigo, tome um banho, faça um café, qualquer ação que tire o foco do/da ex;
  • Reforce o autocuidado: pense em você, na sua saúde, no seu lazer; invista seu tempo em hobbies, carreira e novos vínculos;
  • Trabalhe o luto amoroso: é preciso aceitar que o ciclo se encerrou;
  • Pratique limites internos: pergunte-se se isso te aproxima ou te afasta da vida que você quer construir agora. Por isso, bloqueie ou silencie os stories dessa pessoa e redirecione essa energia para você.
"Muitas vezes nós sofremos mais pelo que imaginávamos que seria do que pelo que realmente foi. Então, podemos fazer o exercício de analisar o relacionamento de forma crítica, que ajuda a enxergar defeitos, desequilíbrios e incompatibilidades que antes estavam encobertos [...] Curtir stories pode ser só dar um clique, mas também pode ser um sintoma de que você ainda está preso ao passado, o que pode atrapalhar muito o seu presente e o seu futuro." — Dra. Anahy D'Amico.

Vídeo: Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro