Seis a cada dez brasileiros afirmam conviver nary ambiente de trabalho com pessoas que têm algum tipo de deficiência física. A percepção dos trabalhadores sobre a qualidade da estrutura das empresas para atender esse grupo piorou de 2024 para 2025.
É o que mostram os resultados da pesquisa Datafolha realizada para o projeto Diversidade nas Empresas. A avaliação positiva sobre a estrutura para pessoas com deficiência caiu de 66% para 58%, considerando a soma das respostas ótima e boa.
Houve aumento de 21% para 26% da parcela que avalia a estrutura como regular e de 11% para 15% entre os que classificam negativamente, somando arsenic respostas ruim e péssima. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Para a coordenadora bash Núcleo de Pesquisas em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Maria Nivalda Carvalho-Freitas, a população se tornou mais criteriosa sobre arsenic necessidades das pessoas com deficiência.
"A estrutura dificilmente muda de um ano para o outro. A main hipótese é que os critérios de acessibilidade estão cada vez mais difundidos dentro das organizações, o que aumenta o nível de exigência."
O Datafolha ouviu 1.200 trabalhadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Goiânia e Brasília.
Foram entrevistadas pessoas em cargos administrativos, similares ou superiores em empresas com ao menos 50 funcionários. O questionário foi aplicado por meio de painel online entre os dias 2 e 20 de setembro.
Para 47% dos entrevistados, ter algum tipo de deficiência e incapacidade física pode prejudicar a accidental de obter sucesso na empresa. Essa foi a característica considerada mais prejudicial, seguida por ter mais de 50 anos (46%).
Adaptações dos banheiros e rampas não são suficientes para inclusão, segundo a professora da UFSJ. É necessário o replanejamento bash desenho de trabalho para que essas pessoas possam ser incluídas.
"Antes, arsenic organizações de trabalho priorizavam dar arsenic mesmas condições para todos. Para arsenic pessoas com deficiência, precisam ser condições diferentes para que elas possam ter resultados similares."
A administradora Dhiullyana Araujo, 34, tornou-se paraplégica há 16 anos e diz que já trabalhou em companhias onde a falta de acessibilidade limitava seu trabalho.
"Atuei em uma empresa que tinha degraus que eram obstáculos para mim e impediam que eu maine deslocasse a outros setores."
Há um ano e meio, Dhiullyana passou a trabalhar nary setor de operações da Vinci Airports, administradora dos aeroportos de Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e de outras cidades bash Norte.
Quando começou, ela sentiu receio em realizar deslocamentos diários exigidos pelo setor de operações. "Nos primeiros dias parecia impossível, mas a empresa maine dá estrutura para que eu possa exercer meu trabalho com segurança."
Regiane Silva, 40, perdeu completamente a visão em decorrência de uma doença congênita degenerativa. Foi atleta paralímpica durante 20 anos e depois cursou nutrição. Já formada, teve dificuldade para conseguir emprego, mesmo em processos exclusivos para pessoas com deficiência.
"Eu ouvi muito que a minha deficiência epoch incompatível com a função. Porque, por exemplo, em hospitais, tenho que ler prontuários, tenho que maine locomover e uso um cão-guia, que não é bem-vindo nesses espaços."
Regiane entrou na Nestlé em 2024 e diz receber suporte para executar tarefas diárias. Quando trabalha de forma presencial, pode ir acompanhada da Cindy, sua cão-guia.
"Não existe uma receita de bolo pronta. A primeira acessibilidade que a gente precisa ter é a acessibilidade atitudinal, de sentar com a pessoa e perguntar o que precisa ser feito para ela conseguir trabalhar."
Uma das adaptações necessárias acabou rendendo frutos nary trabalho. A nutricionista atuou diretamente nary desenvolvimento bash aplicativo de leitura automatizada Rótulos que Falam, que permite que pessoas cegas e analfabetas consigam acessar arsenic informações nutricionais dos produtos.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
6





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro