As relações entre Estados Unidos e Brasil se deterioraram ao longo de 2025, depois que o governo Trump impôs tarifas contra produtos brasileiros e aplicou sanções contra autoridades. Diante disso, Lula fez várias críticas ao presidente americano.
- Trump vinha criticando o Brasil, principalmente pelo que chama de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
- Lula, por sua vez, chegou a sugerir que o presidente americano queria ser o “imperador do mundo” e criticou o que classificou como “sanções arbitrárias” e “ataques à soberania”.
- Enquanto Trump dizia que Lula poderia ligar para ele "quando quisesse", o governo brasileiro relatou enfrentar dificuldades para conversar com os norte-americanos.
A situação começou a mudar em 23 de setembro, quando Trump usou parte do discurso na Assembleia Geral da ONU para dizer que teve “uma excelente química” com o presidente brasileiro.
No mês seguinte, os dois falaram por telefone pela primeira vez e tiveram um encontro presencial na Malásia. Em novembro, os Estados Unidos suspenderam tarifas adicionais contra dezenas de produtos brasileiros.
Veja abaixo, ponto a ponto, o que Trump e Lula já disseram e relembre a aproximação entre os dois.
A relação entre Lula e Trump ao longo dos meses — Foto: Arte/g1
O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia no Palácio do Planalto em 10 de abril — Foto: Mateus Bonomi/AGIF - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo
Lula no Planalto em 14 de julho de 2025 — Foto: Evaristo Sá/AFP
Uma semana após o anúncio de tarifas de 50% para produtos brasileiros importados pelos EUA, Lula sugeriu que Trump queria ser o imperador do mundo.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, respondeu ao comentário de Lula.
Depois, Lula falou que pediu conversa com autoridades americanas, mas que encontrou dificuldades.
Em agosto, Trump admitiu pela 1ª vez a possibilidade de conversar com Lula.
Menos de uma semana após o início do tarifaço no Brasil, Lula deu entrevista à agência Reuters e falou sobre Trump.
Uma semana depois, o presidente brasileiro falou novamente sobre as relações com os EUA durante um evento.
Lula durante discurso de Trump na ONU — Foto: Brendan Smialowski/AFP e Evan Vucci/AP
No início de setembro, Trump comentou a relação com o Brasil.
Já no dia 22, na Assembleia Geral da ONU, Lula abriu o discurso com uma crítica às políticas externas e tarifárias adotadas por Trump, sem citar o nome do presidente americano.
Em seguida, Trump discursou e comentou um breve encontro com o presidente brasileiro.
Donald Trump assina ordens executivas na Casa Branca em 6 de outubro de 2025 — Foto: Kent Nishimura/Reuters
Lula e Trump conversaram por telefone no dia 6 de outubro. A ligação durou cerca de 30 minutos e tratou de assuntos econômicos, incluindo as tarifas aplicadas pelos EUA a produtos brasileiros.
Após o telefonema, Lula divulgou uma nota afirmando que os dois presidentes relembraram “a boa química” que tiveram no breve encontro em Nova York.
Trump também comentou a ligação em uma rede social. Depois, ao responder perguntas de jornalistas, o presidente americano chamou Lula de “bom homem”.
Lula e Trump se encontram na Malásia. — Foto: Ricardo Stuckert/PR
Depois da reunião, em um evento com empresários, Lula agradeceu o encontro e disse que os dois conseguiram “fazer uma reunião que parecia impossível”.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversa com membros da imprensa após uma ligação com militares, no Dia de Ação de Graças, em Palm Beach, Flórida, EUA, em 27 de novembro de 2025 — Foto: Anna Rose Layden/Reuters
Segundo o governo brasileiro, a ligação foi feita por Lula. O presidente classificou a conversa como “muito produtiva” e disse que as negociações com os EUA continuam.
Mais tarde, em entrevista na Casa Branca, Trump confirmou que havia falado com Lula. Ele disse que a ligação “foi muito boa” e afirmou que gosta do presidente brasileiro. Instantes depois, publicou um post sobre o assunto.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
5
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/H/E/CrGyKiQlA5ByPfDBtveA/ahmed.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/B/NoPv0yQO6w8zpLb1JtkQ/2025-12-18t021851z-355147292-rc2qiiajycez-rtrmadp-3-usa-trump.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro