2 horas atrás 3

Trump diz que não descarta guerra com a Venezuela em entrevista a TV americana

Dados do FlightRadar indicam que ao menos 5 aeronaves da Marinha dos Estados Unidos circularam no Mar do Caribe. Outras duas aeronaves militares também foram registradas.


O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa para a nação na Casa Branca em 17 de dezembro de 2025 — Foto: Doug Mills/Pool via REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista à rede americana NBC News que não descarta a possibilidade de uma guerra com a Venezuela.

"Não descarto essa possibilidade, não", afirmou.

Em uma conversa por telefone, Trump afirmou que haverá novas apreensões de petroleiros, mas disse não haver um prazo ou algum planejamento para as ações americanas: "Depende. Se eles forem tolos o suficiente para continuar navegando, vão acabar voltando para um dos nossos portos."

Questionado se destituir Maduro era seu objetivo final, o presidente americano se recusou a dizer, mas afirmou:

"Ele sabe exatamente o que eu quero. Ele sabe melhor do que ninguém."

Sobrevoo de caças dos EUA perto de Caracas

Caças dos EUA voam perto da capital da Venezuela

Caças dos EUA voam perto da capital da Venezuela

As informações foram exibidas pelo site de monitoramento FlightRadar. Os caças que apareceram no sistema são da Marinha dos Estados Unidos.

O primeiro caça surgiu nos registros por volta das 15h15, no horário de Brasília, sobre o Mar do Caribe. Outras três aeronaves foram identificadas em um intervalo de uma hora.

Dados do site indicam que dois caças se posicionaram a pouco mais de 200 quilômetros da costa venezuelana. Outros dois chegaram a ficar a menos de 100 quilômetros de Caracas.

Dois caças americanos fazem voos em círculos em região próxima de Caracas, em 18 de dezembro de 2025 — Foto: Flightradar24.com

Um quinto caça apareceu nos registros por volta das 17h, também sobre o Mar do Caribe. As aeronaves começaram a se afastar da costa venezuelana por volta das 19h.

O rastreamento também mostrou outras duas aeronaves militares na região: um Northrop Grumman E-2D e um Boeing E-3 Sentry. Ambas são equipadas com radares de longo alcance e atuam na coordenação de operações militares em grandes áreas, como centros de comando voadores.

Boeing E-3 Sentry da Força Aérea dos EUA — Foto: Força Aérea dos EUA

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro