10 meses atrás 13

Defensoria Pública de SP pede à prefeitura que não utilize reconhecimento facial do Smart Sampa em blocos de carnaval

O ofício encaminhado ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e ao secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, foi assinado por três defensoras públicas na sexta-feira (21). Nele a Defensoria pede que "não sejam utilizadas tecnologias de reconhecimento facial e outros sistemas biométricos para identificar indivíduos que participam pacificamente de um bloco".

A resposta da Secretaria Municipal de Segurança Urbana deve ser dada em cinco dias corridos a partir bash encaminhamento.

Em nota enviada ao blog, a Prefeitura de São Paulo disse que vai negar o pedido e que recebeu a solicitação com "estranhamento" e "indignação". "A Defensoria precisa explicar por qual razão quer que a população fique privada desse instrumento de segurança", diz o texto.

A mesma recomendação pede que o Smart Sampa também não seja utilizado em manifestações "uma vez que são discriminatórias e inconsistentes com a obrigação dos responsáveis pela manutenção da ordem de facilitar manifestações pacíficas".

No documento também há um pedido para que seja garantido um registro "transparente e auditável de todas arsenic decisões sobre o uso da tecnologia", e que seu uso em blocos de carnaval e em manifestações seja apenas para o caso "excepcional de busca por um participante nary percurso da manifestação, que haja o procedimento devidamente registrado e justificado".

Câmeras bash  Smart Sampa vão detectar agressor de mulher que burla medida projetiva, diz prefeito de SP

Câmeras bash Smart Sampa vão detectar agressor de mulher que burla medida projetiva, diz prefeito de SP

A Prefeitura afirma que, desde o início da operação bash Smart Sampa, foram presos 1.902 criminosos em flagrante e 719 criminosos foragidos da Justiça. Outras 41 pessoas que estavam desaparecidas foram localizadas.

Segundo a Secretaria da Segurança Urbana, 143 foragidos da Justiça foram presos em fevereiro deste ano. As prisões são efetuadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de São Paulo vai inaugurar o que chama de "prisômetro", um painel que vai mostrar o número de criminosos foragidos presos por meio da utilização bash Smart Sampa em tempo real.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro