1 semana atrás 11

Desativei permissões de 3 apps e a bateria do celular rendeu muito mais

Em muitos casos, a bateria do celular pode se tornar um grande problema para os usuários. A longo prazo, o consumo de energia vai aumentando, e o que durava um ou dois dias, mal aguenta algumas horas de uso moderado. Telas maiores e mais brilhantes, processadores potentes e conectividade avançada têm seu preço, por isso, resolvi realizar alguns testes simples que todos possuem acesso: desativar permissões de aplicativos.

Em alguns dias, percebi que muitas dores de cabeça podem ser facilmente solucionadas com processos que não requerem experiência alguma com smartphones. Não foi necessário desinstalar aplicativos, ou deixar o modo economia de bateria ativado o tempo todo com o brilho da tela no mínimo, simplesmente parei de permitir que meus aplicativos fizessem coisas desnecessárias e vou compartilhar o impacto positivo que essa mudança de hábito trouxe para a saúde da minha bateria. A seguir, veja no TechTudo, como melhorar o consumo de energia em seu aparelho.

 Divulgação/Xiaomi Confira como melhorar o consumo de bateria do seu celular — Foto: Divulgação/Xiaomi

Desativei permissões de 3 apps e a bateria do celular rendeu muito mais:

  • Atualizações em segundo plano de aplicativos
  • Serviços de localização
  • Bluetooth e escaneamento de dispositivos próximos
  • Minha experiência: antes e depois

Atualizações em segundo plano de aplicativos

Tanto os smartphones da Apple — o iPhone (iOS) —, quanto os aparelhos Android dispõem de um recurso para Atualização em Segundo Plano que permite os aplicativos executarem processos mesmo quando você não está usando ativamente determinado app. Basicamente, o seu dispositivo irá trabalhar a todo momento, para que você sempre tenha o conteúdo mais atualizado possível, quando abrir um app que estava rodando em segundo plano no celular.

Esse trabalho constante do hardware consome mais bateria e pode acabar sendo uma tarefa desnecessária para jogos e redes sociais. Portanto, vale a pena analisar quais apps autorizar para deixar essa função ativa, devido à importância de estar sempre atualizado. No meu caso, acessei as configurações do smartphone e desabilitei as atualizações em segundo plano da grande maioria dos apps, pois vejo mais vantagem em economizar a bateria.

 Reprodução/João Ferreira Os aplicativos que rodam em segundo plano consomem mais bateria por estarem sempre se atualizando — Foto: Reprodução/João Ferreira

A ferramenta de localização é um dos maiores inimigos para quem busca manter uma economia de energia estável. Por outro lado, é muito importante utilizar desse recurso para aplicativos de carona, como Uber e 99, além dos mapas, a exemplo do Google Maps e Waze, e dos navegadores. No entanto, diversos apps desnecessários solicitam permissão para localização precisa e gasta muito mais a bateria do que o necessário, já que o aparelho usa GPS, Bluetooth, Wi-Fi e os sensores do seu telefone para determinar exatamente onde você está.

Por conta disto, desativar a opção “localização precisa” em apps que necessitam da localização para funcionar, com certeza vai ajudar seu smartphone a ter mais vida econômica no quesito energia. Apps de notícias, previsão do tempo e outros similares podem ser habilitados apenas para uma localização próxima; por outro lado, é um bom ajuste desativar a permissão de localização em redes sociais, jogos e apps de compras, habilitando manualmente quando necessário.

 Reprodução/João Ferreira Evite usar a opção de "Local exato" em aplicativos desnecessários, afim de economizar a bateria — Foto: Reprodução/João Ferreira

Bluetooth e escaneamento de dispositivos próximos

Mesmo com o Bluetooth desativado, muitos smartphones continuam a procurar dispositivos Bluetooth e outros aparelhos próximos em segundo plano, desde que os aplicativos tenham permissão para isso. Essa é uma forma muito comum de ter um rápido emparelhamento, porém, alguns apps que o usuário raramente usa, podem estar na lista de permissões autorizadas e acabar impactando no consumo de bateria.

Isso acontece, pois, mesmo como o Bluetooth desligado, a ferramenta está em constante busca de dispositivos por perto. Ainda que o consumo de energia seja baixo, ativações frequentes farão com que a bateria vá diminuindo de forma excessiva. Sendo assim, limitei o Bluetooth e o acesso a dispositivos próximos apenas aos aplicativos essenciais.

 Reprodução/João Ferreira A opção "Dispositivos por perto" pode fazer o aparelho estar constantemente buscando por novas conexções — Foto: Reprodução/João Ferreira

Minha experiência: antes e depois

Ao analisar o comportamento do meu dispositivo nos últimos dias, percebi que houve uma economia considerável de energia após revogar essas permissões e utilizar as dicas citadas acima nesta matéria. Durante o período, tive um uso moderado do telefone, acessando apps de redes sociais, como Instagram, Facebook e X (antigo Twitter), jogos leves como o Clash Royale e outros aplicativos do dia a dia, a exemplo do Chrome e YouTube para vídeos.

Depois que desativei algumas dessas opções, a bateria do telefone chegou facilmente a durar quase dois dias longe das tomadas. Por outro lado, com todas as permissões ativas, em um dia a bateria era completamente drenada, principalmente em longos períodos de jogatina. É importante destacar que simplesmente desativei algumas permissões nos principais apps de meu uso diário, sem me preocupar com todos os instalados em meu dispositivo, tampouco excluí qualquer aplicativo de meu dispositivo.

 Reprodução/João Ferreira Consumo de bateria antes e depois de desativar as permissões citadas na matéria — Foto: Reprodução/João Ferreira

4 truques INFALÍVEIS para economizar bateria do celular!

4 truques INFALÍVEIS para economizar bateria do celular!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro