1 mês atrás 4

'Dois Brasis', 'desafio a Lula' e pedidos por 'intervenção' de Trump: como a imprensa mundial viu as manifestações de 7 de setembro

Os protestos que se espalharam pelo país repercutiram na imprensa internacional, que "inauguraram" a semana do veredito. Nos protestos, os apoiadores de Bolsonaro "desafiaram Lula" e "imploraram por uma intervenção" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo veículos internacionais.

  • O El País disse que "os dois Brasis mediram forças nas ruas às vésperas do veredito de Bolsonaro".
  • O The Guardian destacou que manifestantes bolsonaristas "imploraram" por uma intervenção de Trump contra o julgamento de Bolsonaro.
  • O The New York Times afirmou que milhares de brasileiros lotaram as ruas das principais cidades brasileiras no início de uma "semana tensa que deve terminar com a condenação de Bolsonaro".
  • O La Nación disse que os bolsonaristas "desafiaram o presidente Lula" com as manifestações, dias antes do veredito de Bolsonaro perante o STF.

Confira mais detalhes abaixo.

Reportagem do jornal 'El País', da Espanha, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil. — Foto: Reprodução

O espanhol "El País" disse que "os dois Brasis mediram forças nas ruas às vésperas do veredito de Bolsonaro", reforçando os discursos opostos de direita e esquerda que apareceram nos movimentos do 7 de Setembro.

Segundo o jornal, o embate se deu entre o "Brasil institucional", na figura do presidente Lula, e o bolsonarismo, porém sem a presença de Bolsonaro, que está em prisão domiciliar por ter violado medida cautelar.

A reportagem também trouxe uma foto de um apoiador do ex-presidente com as bandeiras do Brasil, EUA e Israel pintadas no rosto. (Veja na foto acima)

The Guardian, Reino Unido

Reportagem do jornal 'The Guardian', do Reino Unido, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil. — Foto: Reprodução

O britânico "The Guardian" destacou que manifestantes "imploraram" por uma intervenção do presidente dos EUA dias antes do término do julgamento de Bolsonaro, e relatou que diversas pessoas apareceram vestidos com a bandeira dos EUA ou com adereços que remontam ao país do Tio Sam.

"Nas manifestações, devotos de Bolsonaro pediram a Trump que fizesse mais para ajudar seu líder (...) Caso seja condenado esta semana, ele pode receber uma pena de até 43 anos. O veredicto é esperado para quinta ou sexta-feira. 'Ele representa nosso último recurso', disse uma mulher que se identificou como Maria da Silva sobre Trump durante o comício em Brasília", afirmou a reportagem.

O jornal também relembrou as taxações do governo dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros e sanções contra Alexandre de Moraes e citou o discurso realizado pelo presidente Lula no 7 de Setembro, no qual ele condenou tentativas estrangeiras de influenciar o resultado do julgamento no STF.

Reportagem do jornal 'The New York Times', dos Estados Unidos, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil. — Foto: Reprodução

O jornal americano "New York Times" afirmou que milhares de brasileiros lotaram as ruas das principais cidades do Brasil no início de uma semana "tensa que deve terminar com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro". A publicação diz que os protestos da direita mostraram a força política de Bolsonaro mesmo durante o julgamento que pode levar a mais de 40 anos de prisão.

Reportagem do jornal 'La Nación', da Argentina, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil. — Foto: Reprodução

O jornal argentino "La Nación" disse que as manifestações de apoiadores de Bolsonaro "desafiaram o presidente Lula" antes do veredito do julgamento do ex-presidente, que será dado pelo STF ainda nesta semana.

A reportagem repercutiu a fala de representantes do bolsonarismo, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de que "não há plano B" para a direita brasileira para 2026, em referência à vontade de que Bolsonaro —inelegível até 2030— seja o candidato conservador na próxima eleição.

Reportagem do jornal 'The Washington Post', dos Estados Unidos, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil. — Foto: Reprodução

O jornal americano "The Washington Post" ressaltou que os apoiadores do ex-presidente voltaram a utilizar verde e amarelo, cores associadas ao bolsonarismo, para se reunir nas ruas e protestar contra o julgamento no STF.

Reportagem do jornal 'Le Figaro', da França, sobre as manifestações de 7 de setembro de 2025, Dia da Independência do Brasil. — Foto: Reprodução

O francês "Le Figaro" destacou que manifestantes foram às ruas em apoio a Bolsonaro, em uma "demonstração de força" dias antes da decisão do STF que decidirá sobre o destino do ex-presidente. O veículo francês também relembrou que o político está inelegível até 2030 e em prisão domiciliar desde o início de agosto.

Apoiadores de Bolsonaro fazem manifestações nas cinco regiões do país

Apoiadores de Bolsonaro fazem manifestações nas cinco regiões do país

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro