7 meses atrás 14

Dor no pescoço? Pode ser culpa do jeito que você usa o celular; entenda

Você passa muito tempo digitando e sente dores no pescoço, ombros ou cabeça após usar o celular, tablet ou notebook por longos períodos? Esses sinais podem estar relacionados a uma postura inadequada, que pode levar ao desenvolvimento da chamada "síndrome do pescoço de texto" — uma condição que afeta a coluna cervical e está diretamente ligada ao uso excessivo de dispositivos móveis. Com o avanço da tecnologia, o problema se tornou cada vez mais comum. O Brasil, por exemplo, ocupa o segundo lugar em um ranking global de tempo médio de tela entre 45 países.

Para ajudar a conscientizar os usuários, o TechTudo preparou um artigo completo sobre a síndrome, com entrevista exclusiva com as fisioterapeutas Dra. Leila Darwichi Abbud Mustapha e Dra. Thaynara Andrade. A reportagem aborda os principais sintomas, causas, formas de tratamento e prevenção da doença, além de explicar a relação direta entre o uso diário de smartphones e o impacto na saúde postural.

Dor no pescoço? Pode ser culpa do jeito que você usa o celular; entenda — Foto: Reprodução/IA/ChatGPT Dor no pescoço? Pode ser culpa do jeito que você usa o celular; entenda — Foto: Reprodução/IA/ChatGPT

Tudo sobre síndrome do pescoço de texto: veja o índice

TechTudo reuniu cinco coisas que você precisa saber sobre dor no pescoço relacionada ao uso incorreto de celular na lista abaixo. A seguir, confira os tópicos que serão abordados neste guia.

  1. O que a síndrome do pescoço de texto?
  2. Quais são os principais sintomas?
  3. O que os especialistas dizem?
  4. Qual a relação com o uso do celular?
  5. Como prevenir e tratar?
Dor no pescoço? Pode ser culpa do jeito que você usa o celular — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Dor no pescoço? Pode ser culpa do jeito que você usa o celular — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

1. O que é a síndrome do pescoço de texto?

A síndrome do pescoço de texto é uma condição que afeta o pescoço e coluna do corpo humano. Ela é desenvolvida por meio da má postura e falta de ergonomia durante a utilização de aparelhos eletrônicos, como notebooks, tablets e celulares por longos períodos. Um exemplo é a posição da cabeça ao usar um smartphone, que é inclinada e concentra o peso na coluna, sendo capaz de causar dores, desconforto, entre outros problemas.

O nome original em inglês é “text neck syndrome” – termo cunhado pelo quiroprata americano Dr. Dean Fishman após a relação de sintomas com o uso prolongado de dispositivos móveis. Considerado um dos pioneiros no estudo da síndrome, ele também fundou o Instituto Text Neck em 2009 nos Estados Unidos, com o objetivo de analisar, realizar estudos de caso de pacientes com idade entre 15 e 27 anos, e encontrar um tratamento eficaz.

O que é a síndrome do pescoço de texto? — Foto: Mariana Saguias/TechTudo O que é a síndrome do pescoço de texto? — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

2. Quais são os principais sintomas?

Os sintomas mais comuns incluem dor no pescoço, tensão nos ombros, dores de cabeça frequentes, rigidez na nuca, fadiga muscular e, em alguns casos, formigamento ou dormência nos braços e mãos. Esses sinais surgem pela inclinação excessiva da cabeça para frente, o que sobrecarrega a musculatura e a estrutura da coluna cervical. Se não tratada, a condição pode evoluir e afetar a qualidade de vida. Confira os três sintomas mais comuns:

  • Dor e sensação de peso no pescoço, ombros e costas;
  • Dores de cabeça;
  • Formigamento ou dormência nos membros.

Segundo a Dra. Andrade, é importante observar o excesso de inclinação da cabeça e a rotina: “Se o paciente apresenta muitas dores na região cervical, alterações anatômicas e grande parte do dia passa no celular isso é um grande sinal para buscar ajuda”.

A Dra. Leila Darwichii Abbud Mustaphá também explica que a doença pode causar problemas mais graves, como: alterações na amplitude de movimento, no centro de equilíbrio e na marcha de adolescentes em fase de crescimento. “Muitas vezes o indivíduo acha que está com labirintite e não é a disfunção em si, mas sim porque foi mudando o foco, o posicionamento”, orienta a docente universitária.

 Mariana Saguias/TechTudo Má postura ao olhar o celular pode causar dor no pescoço — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

3. O que dizem os especialistas?

A especialista em ortopedia e fisiologia do exercício, Leila Darwichii Abbud esclarece que uma das principais características da síndrome do pescoço de texto é a fraqueza da musculatura da coluna cervical. “O nível de comprometimento das estruturas pode ir se agravando a cada dia aumentando dores na região, gerando lesões articulares maiores nas vértebras cervicais, tornando assim mais frequentes as dores e tensão”, complementa a fisioterapeuta integrativa, a Dra. Andrade.

Darwichii ainda explica que a coluna cervical possui diversas curvaturas, uma delas é a lordose. Em uma paciente com a síndrome, ela diminui e pode ser retificada, causando as dores.

“Falamos muito do celular, mas qualquer dispositivo que mantenha o indivíduo numa posição inadequada, prejudica não só a coluna cervical, mas o todo – tanto a torácica, quanto a lombar”, finaliza a mestra em neurologia.

4. Qual a relação com o uso do celular?

Segundo uma pesquisa do DataReportal (2025), existem cerca 5.81 bilhões de celulares com um plano de assinatura no mundo, o que corresponde a 70.7% da população global. Um levantamento da mesma organização (2023) aponta que o Brasil figura em segundo lugar no ranking de países com mais tempo de tela, com cerca de nove horas por habitante. O país também inclui mais de 221 milhões de conexões móveis ativa, o que representa 102,4% da população nacional.

Hoje encontramos vários estudos que relacionam o aumento de sobrecarga corporal com o uso abusivo de celulares – essa síndrome é uma delas. E para quem tem tendência a ela, os riscos aumentam ainda mais

— Dra. Andrade, fisioterapeuta

De acordo com Mustaphá, na posição adequada, a coluna cervical já carrega entre 5 kg e 6 kg. Uma inclinação de 10 a 20 graus já é uma sobrecarga muito grande – e esse número pode chegar á 25 kg ou 28 kg.

 Mariana Saguias/TechTudo Como prevenir e tratar a síndrome do pescoço de texto — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

5. Como prevenir e tratar?

A melhor forma de prevenir a síndrome de pescoço de texto é usar o celular na altura dos olhos e evitar usá-lo com cabeça inclinada. Para quem utiliza eletrônicos de maneira profissional, existem suportes e apoios de mesa para auxiliar na implementação da ergonomia. Suporte de mesa para celular: veja cinco opções por a partir de R$ 11.

A Dra. Thaynara Andrade aconselha a fazer intervalos e realizar alongamentos e exercícios para a cervical de acordo com as orientações de um especialista. Já a Dra. Leila Darwichii lista uma série de tratamentos para fortalecer a musculatura posterior e alongar a musculara anterior, como:

  • Fisioterapia;
  • Pilates;
  • Terapias miofasciais;
  • Crioterapia;
  • Correntes interferenciais;
  • Estimulação elétrica transcutânea;
  • RPG (Reeducação Postura Global) e com calor.

Tudo isso seguindo a condição de cada paciente. Quanto aos medicamentos, é necessário passar por uma avaliação médica. Ela finaliza dizendo que a síndrome afeta principalmente adolescentes e eles poderiam ser orientados na escola.

Veja também: Como limpar os alto-falantes do celular? Veja como e saiba o que NUNCA fazer!

Como limpar os alto-falantes do celular? Veja como e saiba o que NUNCA fazer!

Como limpar os alto-falantes do celular? Veja como e saiba o que NUNCA fazer!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro