5 meses atrás 10

É #FAKE que André Ventura ganhou eleição em Portugal

Vencedor das eleições gerais foi a coalização de centro-direita Aliança Democrática (AD), do atual primeiro-ministro do país, Luís Montenegro.


Candidato da extrema-direita portuguesa não venceu as eleições parlamentares do último domingo (18) — Foto: g1

Circulam nas redes sociais publicações com um vídeo dizendo que André Ventura, líder do partido de extrema direita Chega, ganhou a eleição deste domingo (18) em Portugal – além disso, o conteúdo diz que o político iria proibir a entrada de Lula (PT) no país. É #FAKE.

🛑 O que diz a publicação mentirosa?

  • O vídeo – que foi postado no X próprio dia da eleição e passou de 350 mil visualizações – exibe a seguinte mensagem: "André Ventura vence em Portugal e afirma que vai proibir a entrada de Lula no país".
  • Na gravação, Ventura diz: "Eu quero dizer uma coisa para vocês também. O senhor presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não vai entrar em Portugal. Eu garanto que, se eu for primeiro-ministro, o senhor Lula da Silva ficará no aeroporto, não vai entrar aqui no aeroporto de Lisboa. Se insistir, vai para a cadeia. Mas ele já sabe o que é isso também, então não será uma grande novidade para ele".
  • Nos comentários, há mensagens de perfis que disseram acreditar no resultado favorável ao líder da extrema direita. "Parabéns ao parlamentar de Portugal 🇵🇹🇧🇷👏👏", disse um deles.

⚠️ Por que a publicação é falsa?

André Ventura não ganhou a eleição geral em Portugal deste domingo. Quem venceu foi a coalizão de centro-direita, Aliança Democrática (AD), que já governa o país e é liderada pelo atual primeiro-ministro do país, Luís Montenegro – ele seguirá no cargo. Além disso, a declaração sobre Lula usada no vídeo viral, embora real, foi feita no ano passado.
  • Veja como ficou a distribuição do parlamento português após o pleito: Aliança Democrática (AD) – 89 assentos (32,72% dos votos válidos); Partido Socialista (PS) – 58 assentos (23,38% dos votos válidos); Chega – 58 assentos (22,56% dos votos válidos); e demais partidos – 20 assentos.
  • Apesar da vitória da AD, o Chega de André Ventura saiu fortalecido. Em apenas seis anos de existência, o partido ampliou bastante a votação: de 1,3%, em 2019, para quase de 23% agora. O líder da sigla comemorou: "Podemos declarar oficialmente, e com segurança, que acabou o bipartidarismo. Fizemos história".
  • Já a centro-direita não conseguiu maioria no parlamento e, por conta disso, precisará negociar com os adversários para governar. Na eleição passada, a AD se negou a formar uma coligação com o Chega – e ainda não está claro se, desta vez, se recusará novamente em se aliar à direita radical.
  • Para checar se o comentário de Ventura sobre Lula era mesmo recente, o Fato ou Fake buscou a origem do conteúdo. Para isso, fragmentou o vídeo em vários frames (imagens estáticas) com a ferramenta InVid. Depois, foi feita uma busca reversa com uma dessas "fotos" no Google Lens, plataforma que aponta a origem de conteúdos publicados na internet.
  • A pesquisa apontou o registro original: um discurso de campanha, de 7 de março de 2024 – três dias antes das eleições legislativas do ano passado. Durante o evento, na cidade portuguesa de Olhão, que fica na região do Algarve, Ventura fala sobre Lula, em trecho reproduzido pela imprensa brasileira na época.

Candidato da extrema-direita portuguesa não venceu as eleições parlamentares do último domingo (18) — Foto: g1

É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS

É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro