1 mês atrás 37

É #FAKE que vídeo mostre demolição de mesquita na China; registro ocorreu em parque temático na Indonésia

Publicado neste domingo, post enganoso tem um vídeo gravado em março que exibe demolição de instalação no Hibisc Fantasy. Veja o passo a passo da checagem.


É #FAKE que vídeo mostre demolição de mesquita na China; registro é de parque temático na Indonésia — Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais um post com um vídeo que supostamente mostraria a demolição de uma mesquita na China. É #FAKE.

  • Publicado no X neste domingo (14), ele leva a seguinte legenda: "🚨 CHOCANTE: Mais uma mesquita demolida na China. Hora de queimar todas as mesquitas do mundo".
  • A gravação mostra uma construção verde-água com um domo branco, similar a uma mesquita, sendo demolida por uma escavadeira.

⚠️ Por que isso é mentira?

Apesar de o vídeo ser verdadeiro — e não uma criação de inteligência artificial (IA) —, ele não mostra uma mesquita na China, mas, sim, a demolição de uma construção de um parque temático, o Hibisc Fantasy, localizado em Bogor, na Indonésia, em março de 2025.

Segundo a imprensa local, o governo da região ordenou que a instalação fosse demolida, alegando que ela estaria provocando enchentes no local e teria excedido o tamanho permitido.

🔍 Como foi feita a checagem?

O Fato ou Fake usou a plataforma InViD para fragmentar o vídeo viral em vários frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca reversa por cada uma delas no Google Lens. Essa ação permite verificar se as mesmas cenas já estavam publicadas antes internet.

A pesquisa levou a um vídeo similar publicado em 7 de março ano no Instagram de um veículo local. O post dizia: "A demolição da área de recreação Hibiscus Fantasy Puncak, localizada em meio a uma plantação de chá em Cisarua, na Regência de Bogor".

É #FAKE que vídeo mostre demolição de mesquita na China; registro é de parque temático na Indonésia — Foto: Reprodução

 as imagens que são #fato e as que são #fake

Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro