O adiamento da assinatura do acordo entre União Europeia e o Mercosul foi um duro revés na diplomacia brasileira, mas não significa o rompimento do pacto, afirmou o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Lucas Pereira Rezende.
Realmente foi um grande balde de água fria na diplomacia sul-americana, em especial para a diplomacia brasileira, mas não foi o fim do mundo.
Não foi o fim do mundo porque houve essa conversa muito positiva, aparentemente, que o Lula teve com a [Giorgia] Melone [primeira ministra da Itália] e isso pode abrir as portas para que o acordo seja firmado. Vai ser sem aquela cerejinha do bolo que seria, mas a coisa ainda não foi inviabilizada.
De fato, claro que não é uma notícia boa. Seria o momento ideal. A assinatura agora na cúpula do Mercosul seria o momento político que coroaria uma aproximação de duas décadas e meia. Claro que para nós é um banho de água fria, mas não é o fim do mundo. Vamos aguardar.
Lucas Pereira Rezende, professor da UFMG
O Poder e Mercado é exibido terças e quintas, às 20h. O programa de política e economia chega para conectar os grandes temas do Congresso Nacional a seus impactos no mercado financeiro e no dia a dia das pessoas.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
5




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro