1 mês atrás 20

Ed Gein inspirou quais filmes de terror? 5 longas baseados no caso

A série Monstro: A História de Ed Gein, que chegou à Netflix na última sexta-feira (3), retrata a vida do serial killer e violador de túmulos conhecido como O Carniceiro de Plainfield. Além de chocar o mundo com crimes brutais, Ed Gein também inspirou alguns dos maiores clássicos do terror, como Psicose (1960) e O Massacre da Serra Elétrica (1974), disponíveis em plataformas como Mercado Play e Amazon Prime Video.

Se você gostou da nova temporada de Monstro, na Netflix, vai querer conhecer as obras que traduziram seus crimes em ficção e marcaram gerações de cinéfilos. Pensando nisso, o TechTudo te conta cinco títulos baseados nos horrores cometidos por Ed Gein. Confira enredo, elenco, repercussão e onde assistir a cada um deles, a seguir.

 Divulgação/Netflix Monstro: A História de Ed Gein conta a história do criminoso e já está disponível na Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

Na lista do TechTudo com filmes baseados na história de Ed Gein, você encontra:

  1. Psicose (1960)
  2. O Massacre da Serra Elétrica (1974)
  3. O Silêncio dos Inocentes (1991)
  4. Hannibal (2001)
  5. Confissões de um Necrófilo (1974)

Considerado um dos maiores clássicos de terror e o filme mais popular de Alfred Hitchcock, Psicose se baseia em livro de mesmo nome, escrito por Robert Bloch. O autor se inspirou na história de Ed Gein para criar Norman Bates, que mais tarde foi retratado nas telas. A obsessão pela mãe, a esquizofrenia e a violação de cadáveres são alguns pontos comuns entre o personagem e o criminoso real.

O enredo segue a história de Norman Bates, que administra o Bates Motel ao lado de sua controladora mãe. É quando Marion, uma jovem que foge da cidade após roubar seu chefe, decide se hospedar no estabelecimento. O que seria uma simples estadia se torna o cenário de um crime. Protagonizado por Anthony Perkins (O Processo) e Janet Leigh (A Marca da Maldade) como Norman e Marion, o filme está disponível no Telecine e no Amazon Prime Video. Psicose tem 8.5 pontos no IMDb, 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e foi indicado a quatro prêmios no Oscar.

 Divulgação/Moviejawn Psicose é considerado um dos grandes clássicos de terror, com direção de Hitchcock — Foto: Divulgação/Moviejawn

2. O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Assim como Hitchcock, Tobe Hooper é outro diretor mencionado em Monstro: A História de Ed Gein. Como o criador de Psicose, Hooper foi marcado pelos crimes de Gein e decidiu, mais tarde, retratá-los nas telas, de seu modo. É o que acontece com O Massacre da Serra Elétrica. O enredo conta a história de Sally, uma adolescente que viaja com seus três amigos até o Texas após descobrir que o túmulo de seu avô foi violado. No caminho, porém, o grupo se torna vítima de Leatherface e seu clã de psicopatas.

Leatherface é um assassino e canibal que entrou para o imaginário do público. Assim como Ed Gein, o criminoso usava uma máscara macabra feita com pele humana. Ele é interpretado por Gunnar Hansen (Mosquito), que atuou ao lado de Marilyn Burns (Devorado Vivo) — atriz que deu vida à Sally. O Massacre da Serra Elétrica está disponível no Mercado Play e é avaliado com 7.4 pontos no IMDb. Já no Rotten Tomatoes, tem 84% de aprovação da crítica cadastrada na plataforma.

 Divulgação/Bryanston Pictures Em O Massacre da Serra Elétrica, Leatherface usa máscara de pele humana assim como Ed Gein — Foto: Divulgação/Bryanston Pictures

3. O Silêncio dos Inocentes (1991)

O longa de sucesso conta a história de Clarice Starling, uma famosa agente do FBI, que precisa da ajuda do assassino Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante que foi preso por cometer assassinatos e canibalismo. O objetivo é entender a mente de outro criminoso que Starling deve capturar, conhecido como Buffalo Bill. O longa tem direção de Jonathan Demme e está disponível no Amazon Prime Video.

O Silêncio dos Inocentes é estrelado por Jodie Foster (Contato) e Anthony Hopkins (Meu Pai) como Clarice e Hannibal. O roteiro de Ted Tally é baseado em livro de Thomas Harris. Para a criação de Hannibal, a equipe se inspirou em diversos assassinos conhecidos, como Ted Bundy e o próprio Ed Gein. Apesar de não ter admitido ser canibal, muitos associaram esse crime ao serial killer. O título tem 8.6 pontos no IMDb, 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e ganhou cinco estatuetas no Oscar.

 Divulgação/IMDB O Silêncio dos Inocentes se inspirou em diversos serial killers, como Ed Gein — Foto: Divulgação/IMDB

Anos depois, Anthony Hopkins repete o papel de Hannibal nas telas. Na sequência, sete anos se passaram desde que o assassino fugiu da cadeia. Agora, ele vive na Europa, sem saber que Mason Verger, uma de suas vítimas que sobreviveu, busca vingança. Para atrair a sua atenção, ele precisará contactar outro nome conhecido: a agente Clarice Starling. A direção de Hannibal é assinada por Ridley Scott.

Além de Hopkins, Julianne Moore (O Quarto ao Lado) assume o papel de Clarice enquanto Gary Oldman (O Destino de uma Nação) dá vida a Mason. Disponível para aluguel no Google Play Filmes, no Amazon Prime Video e na Apple TV, o longa tem 6.8 pontos no IMDb. No Rotten Tomatoes, tem avaliação abaixo da média pela crítica, com apenas 32% de aprovação.

 Reprodução/IMDb Em Hannibal, Anthony Hopkins retorna ao papel do serial killer — Foto: Reprodução/IMDb

5. Confissões de um Necrófilo (1974)

Confissões de um Necrófilo conta a história de Ed Gein sob a ótica da ficção. No enredo, o fazendeiro Erza Cobb se vê sozinho após a morte da mãe possessiva. Para lidar com o luto, ele mantém o cadáver da matriarca em casa, enquanto começa a cometer assassinatos e roubar túmulos no cemitério da cidade. A direção e o roteiro são assinados por Jeff Gillen e Alan Ormsby. Disponível na Mubi, o longa é estrelado por Roberts Blossom (Esqueceram de Mim) e Cosette Lee (Minha Montanha Encantada) como Erza e Mãe. No IMDb, o título tem 6.3 pontos, enquanto é aprovado por 40% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Confissões de um Necrófilo conta a história de Ed Gein com personagens fictícios — Foto: Reprodução/IMDb

🎥Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro