8 meses atrás 16

Elon Musk diz que é necessário 'eliminar agências inteiras' para reformar o governo dos EUA

O bilionário, que comanda o Departamento de Eficiência Governamental do governo Trump e tem como objetivo reduzir os custos do governo e equilibrar as contas públicas, deu a declaração durante uma videochamada na Cúpula de Governos Mundiais, em Dubai.

"Precisamos deletar agências inteiras, ao invés de apenas deixar parte delas para trás. É fácil. É como deixar uma erva daninha. Se você não remover as raízes é fácil para ela crescer novamente. Mas se você remover, isso não impede que as ervas daninhas voltem, mas torna mais difícil. Então temos que realmente eliminar agências inteiras, muitas delas", afirmou.

Musk ainda descreveu os funcionários públicos do governo americano como "burocratas" e afirmou que ele e Donald Trumo querem "restaurar o governo do povo":

"Nós realmente temos aqui o governo da burocracia, em oposição ao governo da democracia do povo. Queremos restaurar o governo do povo. E então o que isso significa é reduzir o tamanho do governo federal, basicamente reduzindo a regulamentação".

Demissões massa nas últimas 24 horas

De acordo com a agência de notícias Reuters, fontes sindicais revelaram que, nas últimas 48 horas, ocorreram demissões em massa em diversas agências do governo.

E-mails de rescisão foram enviados para vários funcionários - a maioria funcionários recém-contratados, ainda em período de experiência -, no Departamento de Educação , na Administração de Pequenas Empresas (SBA), no Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor ( CFPB ) e na Administração de Serviços Gerais (GSA), que administra muitos prédios federais .

"A Agência considera que você não está apto a continuar empregado porque sua capacidade, conhecimento e competências não atendem às necessidades atuais, e seu desempenho não foi adequado para justificar um novo emprego na Agência", declararam as mensagens enviadas a pelo menos 45 estagiários da SBA, por exemplo.

Cartas enviadas a pelo menos 160 funcionários recentes do Departamento de Educação, também vistas pela Reuters, diziam que a continuidade de seus empregos "não seria do interesse público".

Um funcionário da GSA, que disse que faltava apenas um mês para o término do seu período de experiência e que vinha recebendo excelentes avaliações de desempenho, mas foi informado esta semana que seria demitido na sexta-feira.

"Até duas semanas atrás, esse era um emprego dos sonhos. Agora virou um pesadelo por causa do que está acontecendo. Tenho filhos pequenos e uma hipoteca para pagar", disse.

Grandes poderes no governo

"Vou dizer a ele muito em breve... para ir checar o Departamento de Educação. Ele vai encontrar a mesma coisa. Então eu vou para as Forças Armadas. Vamos checar as Forças Armadas. Vamos encontrar bilhões, centenas de bilhões de dólares em fraude e abuso, e o povo me elegeu para isso", declarou Trump, ao âncora Bret Baier.

O orçamento do Pentágono está se aproximando de US$1 trilhão por ano. Em dezembro, o então presidente Joe Biden assinou um projeto de lei autorizando US$895 bilhões em gastos com defesa para o ano fiscal que termina em 30 de setembro.

O presidente eleito Donald Trump ouve Elon Musk enquanto chega para assistir ao lançamento de teste do mega foguete Starship da SpaceX, a partir da Starbase em Boca Chica, Texas, em 19 de novembro de 2024. — Foto: Imagem: Brandon Bell/Associated Press

O departamento chefiado por Musk, conhecido como Doge, foi criado por Trump para descobrir e eliminar o que a sua administração considera como gastos governamentais desnecessários.

O órgão é alvo de polêmica porque a nomeação de Musk não foi validada pelo Senado — nos EUA, a Casa tem a prerrogativa de confirmar ou rejeitar as nomeações do presidente para as suas Secretarias, que são equvalentes aos Ministérios no Brasil.

Na entrevista à Fox News, Trump defendeu Musk: "Ele não está ganhando nada [para fazer esse trabalho]. Na verdade, eu me pergunto como ele consegue dedicar tempo a isso".

Líderes de todo o espectro político há muito tempo criticam o desperdício e a ineficiência do Pentágono. Mas os democratas e os sindicatos de funcionários públicos dizem que o Departamento de Eficiência Governamental de Musk não tem a experiência necessária para reestruturar o Pentágono, e seus esforços correm o risco de expor programas confidenciais.

As empresas de Musk também mantêm grandes contratos com o Pentágono, o que tem levantado preocupações significativas sobre conflitos de interesse.

Na semana passada, foi revelado que o Doge estava acessando dados do Tesouro dos Estados Unidos, incluindo dados pessoais sensíveis, como números de Seguro Social e contas bancárias de milhões de americanos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro