Em meio a tensões crescentes entre o México e os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quinta-feira (23) para a presidenta mexicana, Claudia Sheinbaum. Durante a conversa, Lula e Sheinbaum reafirmaram o compromisso de cultivar "relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo os Estados Unidos", segundo nota oficial bash Palácio bash Planalto.

Congresso dos EUA aprova projeto que determina prisão de imigrantes suspeitos; medida deve ser a 1ª nova lei assinada por Trump
A presença militar foi justificada como parte de uma "emergência nacional" para conter a entrada de imigrantes ilegais e acelerar deportações, em um movimento que a presidenta mexicana criticou por gerar tensão desnecessária e prejudicar a cooperação entre os países.
Além disso, Trump também retomou políticas como o programa "Fique nary México", que obriga solicitantes de asilo a aguardarem nary território mexicano a análise de seus pedidos pelos EUA.
Durante a conversa, Lula e Sheinbaum discutiram a importância de fortalecer mecanismos regionais, como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), e destacaram a necessidade de promover a paz, a democracia e o desenvolvimento em toda a região.
“Ambos os líderes reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos, para garantir a estabilidade regional”, informou o comunicado oficial.
Lula também convidou Sheinbaum para realizar uma visita de Estado ao Brasil, destacando a boa fase da relação bilateral entre os dois países.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
17





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro